Coopanest/RN e Setur promovem curso para profissionais do Turismo em Natal
A Cooperativa dos Anestesiologistas do RN (Coopanest/RN), em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e a Sociedade de Anestesiologia do RN (SAERN), está com inscrições abertas para profissionais do turismo que desejem participar do curso gratuito “Salve uma Vida”, realizado na cidade do Natal, que visa capacitar os profissionais da área para lidar com situações de emergência.
O curso será realizado no dia 23 de julho, a partir das 9h, no Auditório da Fecomércio. As inscrições podem ser feitas através de formulário disponibilizado pela cooperativa.
A finalidade é promover uma capacitação gratuita para os profissionais do turismo que lidam com milhares de turistas todos os dias. Os garçons, bugueiros e guias de turismo estão na linha de frente com os que visitam a capital do Rio Grande do Norte, e dessa maneira, as orientações médicas podem fazer diferença em situações de emergência, como paradas cardíacas e engasgos.
Para Ohana Fernandes, Secretária Municipal de Turismo de Natal, “o objetivo do curso é de repassar para as empresas e população, manobras cardíacas e respiratórias que podem fazer a diferença em situações de emergência, como engasgos e paradas cardíacas”, afirmou a secretária.
De acordo com o presidente da Cooperativa, Vinícius Luz, os anestesiologistas repassarão aos profissionais do turismo dicas de como reconhecer a gravidade e quais providências tomar em casos de paradas cardiorrespiratórias e obstrução das vias aéreas. “A partir deste curso, o profissional do turismo aprenderá as manobras e os protocolos de acionamento dos veículos de emergência, colocando em prática todo o conteúdo prático e teórico no dia a dia do seu trabalho”, disse.
A anestesiologista Emiliana Mello, presidente da SAERN, afirma que “a chance de sobrevivência de uma vítima diminui em torno de 10% a cada minuto de atraso no início das manobras de compressão torácica e ventilação”.
Essa é a primeira vez que a Setur promove este tipo de instrução para profissionais do turismo na capital potiguar, estimando um contexto relevante para trazer mais segurança para os turistas que vêm à capital em busca de descanso e lazer. A partir desta instrução, os visitantes terão mais segurança em seus passeios e durante toda a sua estadia no município.