Política
Designer recria Natal do século passado com uso de Inteligência Artificial; veja vídeo

Soldados americanos circulando pela Ribeira, fachadas de hotéis coloniais e bondes cruzando o centro da cidade. Cenas que parecem retiradas de um filme histórico voltaram à vida pelas mãos e imaginação de Victor Guedes, designer gráfico há 14 anos, que, através de um perfil nas redes sociais, uniu paixão pela história do Rio Grande do Norte e Inteligência Artificial (IA) para recriar a cidade de Natal como ela era no século passado.
O perfil, intitulado @rn.nahistoria, foi lançado no início de abril e, desde então, vem ganhando visibilidade nas redes sociais com vídeos que restauram e animam fotografias antigas da capital potiguar. Para o designer, enxergar coisas “vazias e soltas” criadas por IA na internet foi a virada de chave para querer fazer a diferença, focando em um conteúdo relevante que desperte curiosidade e interesse nas pessoas.
A Base Aérea de Natal, conhecida como Trampolim da Vitória e criada em 1942, foi o ponto de partida para as criações. “Natal teve um papel estratégico na guerra. Isso sempre me fascinou. A primeira história que eu queria contar era essa. Peguei fotos da época e comecei a restaurar”, relatou Victor, enfatizando a década de 40 como a sua preferida no período histórico de Natal.
Em seu processo de criação, Victor utiliza de diversas ferramentas de apoio. Ele pesquisa imagens antigas, restaura no Photoshop, aplica técnicas de upscale (para aumentar a resolução), colore com IA e, por fim, anima as cenas antes de editá-las em vídeo. Em alguns casos, quando as imagens são de má qualidade ou estão incompletas, ele recorre à IA para recriar os trechos perdidos, mas sempre com base em referências históricas confiáveis.
“No vídeo do Grande Hotel, por exemplo, a foto original era muito ruim. Depois que consegui restaurar, ainda faltavam partes. Então recriei a cena dos soldados americanos no saguão com base em outras imagens da época”, explica.
Unindo feedbacks positivos desde a primeira publicação, o designer se sente motivado a continuar mostrando a história do RN através da sua criatividade e empenho. “Me sinto muito feliz com os comentários. Sinto que estou contribuindo para o reconhecimento da nossa história, que muitas vezes é esquecida”, disse.
Apesar do projeto começar com foco em Natal, Victor pretende expandir para outros municípios do estado. Além disso, já pensa em criar um perfil voltado para a história visual do Brasil como um todo. O designer também acredita que os vídeos servem de estratégia para que os jovens possam dar mais valor a história do RN.
“Nosso estado tem muita história ainda para ser contada. Comecei por Natal, mas quero levar isso para o interior e, quem sabe, futuramente para o país inteiro. Aqui foi ponto estratégico para que o mundo se restabelecesse. Não esqueçam a nossa história e deem valor a ela. Porque ela é muito rica e precisa ser reconhecida, principalmente pelos nossos jovens”, concluiu.