Diretor de migração expressa preocupação com estudantes e estrangeiros irregulares em Pando

Diretor de migração expressa preocupação com estudantes e estrangeiros irregulares em Pando
Publicado em 24/10/2024 às 9:23

“Migracion Boliviana” de Pando, alertou sobre a presença significativa de estrangeiros em Cobija, especialmente no Parque Piñata, onde muitos andarilhos se concentram sem a documentação devida.

Andrés Venegas, diretor de Migração de Pando, alerta sobre a presença significativa de estrangeiros em Cobija, especialmente no Parque Piñata, onde muitos andarilhos se concentram sem a documentação devida. Foto: captada 

Nesta quarta-feira, o Diretor de Migração de Pando, Andrés Venegas, anunciou que as operações de controle estão sendo intensificadas em Cobija. As ações visam verificar a regularização da entrada e permanência de estrangeiros na cidade, abrangendo áreas como praças, setores turísticos, hotéis e universidades da região.

A medida aplica-se tanto a trabalhadores como a estudantes que residem na fronteira. Venegas ressaltou a importância de garantir que todos os estrangeiros estejam em conformidade com a legislação migratória do país.

Para a entrada de brasileiros na Bolívia, não há a necessidade de visto. O prazo de estada é de até 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias sem a necessidade de sair do país a critério da “Migración Boliviana”.

Andrés Venegas, diretor de Migração de Pando, alertou sobre a presença significativa de estrangeiros em Cobija, especialmente no Parque Piñata, onde muitos andarilhos se concentram sem a documentação devida. Venegas destacou que essa situação tem contribuído para um aumento nos furtos e pequenos delitos na cidade. Ele apelou à população para colaborar na fiscalização, denunciando indivíduos em situação irregular, com o objetivo de garantir a segurança e a ordem pública na região.

Andrés Venegas, manifestou preocupação com a situação dos estudantes que residem em Cobija. A capital conta com três universidades, mas, segundo a Migração Boliviana, a maioria dos alunos estrangeiros não possui documentação regularizada. Venegas ressaltou a importância de que esses estudantes regularizem sua situação, a fim de evitar complicações legais e garantir sua permanência em solo boliviano para a conclusão dos estudos na Bolívia.

Uma das preocupação da Migracion Boliviana são os estudantes em Cobija, hoje a capital de pando conta com três universidade e a maioria dos estudantes estrangeiros não estão com sua documentação regularizada. Foto: captada 

É muito importante lembrar que o Consulado apenas divulga as informações disponibilizadas nos sites oficiais e recomenda-se consultar os sites e/ou mídias sociais das representações consulares bolivianas no Brasil, da “Migracion Boliviana” e das companhias aéreas antes de sua viagem!

As regras e requisitos necessários para entrada de Brasileiros na Bolivia poderão sofrer alterações.

Para a entrada de brasileiros na Bolívia, não há a necessidade de visto. O prazo de estada é de até 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias sem a necessidade de sair do país a critério da “Migración Boliviana”.
Para outras atividades (trabalho, estudo, estágio, atividade religiosa, trabalho voluntário), será exigido o visto apropriado, a ser solicitado junto às autoridades bolivianas.

As ações visam verificar a regularização da entrada e permanência de estrangeiros na cidade, abrangendo áreas como praças, setores turísticos, hotéis e universidades da região. Foto: captada 

Veja vídeo:

Documentos de identificação aceitos:

Passaporte vigente ou Carteira de identidade (RG) em bom estado de conservação e com foto que permita identificar claramente o titular;

Obs. o RG não deve ter data de emissão maior a 10 anos e que sua foto esteja bem fiel a sua aparência atual. No caso de entrada com a Carteira de Identidade, você receberá um comprovante de ingresso no país que deverá ser apresentado as autoridades migratórias na saída. Caso você o perca estará sujeito ao pagamento de multa.

Para quem viaja via terrestre, recomenda-se não entrar na Bolívia usando outros documentos aceitos no Brasil (CNH, carteira funcional, carteira de trabalho), mesmo que o policial diga que você poderá entrar, não lhe dará o recibo de entrada e que você poderá resolver isso no Consulado, ao sair da Bolívia lhe será aplicada multa elevada por entrada e estadia irregular.

Universidad Amazónica de Pando (UAP), a maioria dos alunos estrangeiros não possui documentação regularizada. Venegas ressaltou a importância de que esses estudantes regularizem sua situação. Foto: divulgação 

Reforçamos usar documentos de identidade para menores de idade com foto atualizada para evitar problemas de identificação. Caso o posto de imigração esteja fechado no horário que você for cruzar a fronteira, espere a reabertura para receber o seu comprovante de entrada legal na Bolívia. Os postos de fronteira fecham para horário de almoço e à noite, informe-se com antecedência sobre os horários de funcionamento.
Guarde o comprovante de entrada no país: no comprovante de entrada, o Agente de Migração informa a data da sua entrada e qual é o prazo que foi concedido para você ficar no país.

O comprovante de entrada será exigido na saída do país, o comprovante de entrada fornecido pela polícia de imigração é obrigatório para você poder sair do país sem ser multado. Se você passar pela fronteira e não apresentar o seu passaporte ou a sua carteira de identidade brasileira a lei boliviana considera que você cometeu uma invasão de fronteira. Esse delito é penalizado pela cobrança de multa diária.

Regras COVID-19
  • Certificado (físico ou digital) de Vacinação Completa contra a Covid-19 – ou seja, 1 ou 2 doses, dependendo da vacina. A data da última aplicação deve ser de no mínimo 14 dias antes da viagem.
    OU
  • Teste RT-PCR negativo para a Covid-19 até 72 horas antes do embarque (se for viajar de avião) ou se a entrada for via terrestre, até 72 horas antes do seu ingresso ao território boliviano.
    OU
  • Teste antígeno nasal negativo para a Covid-19 até 48 horas antes do embarque (se for viajar de avião) ou até 48 horas antes da entrada em território boliviano se for entrar via terrestre. Viajante maiores de 5 anos de idade devem apresentar o teste escolhido. 
Sair do Brasil com menores de idade:
  • Acompanhados de ambos os genitores não precisam de autorização de viagem de menor.
  • Acompanhados somente por um dos genitores ou terceiros, precisam de autorização de viagem, consulte a Polícia Federal sobre o formulário. Após 90 dias de permanência em território boliviano lhe será exigida a autorização boliviana para sair da Bolívia.
  • Desacompanhados precisam de autorização de viagem, consulte a Polícia Federal sobre o formulário. Após 90 dias de permanência em território boliviano lhe será exigida a autorização boliviana para sair da Bolívia.
Recomendações importantes

A Bolívia não oferece assistência médica gratuita para turistas, nem em casos de emergência, por isso e altamente recomendado a contratação de um seguro de viagem para quem pretende viajar pelo país.

Páginas e mídia social da Migracion Boliviana: chat

http://www.migracion.gob.bo/
https://www.facebook.com/DIGEMIG/