Edital para defensas da Ponte Newton Navarro será lançado em breve, diz DNIT
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que deve lançar em breve o edital de convocação para contratar a empresa responsável pela execução das obras de construção dos dolfins de proteção dos pilares (defensas) da Ponte Newton Navarro. A informação foi repassada em resposta à TRIBUNA DO NORTE na manhã desta quinta-feira (12).
De acordo com o DNIT, os dolfins são voltados à proteção dos pilares (Apoios 17 e 18) do vão navegável da estrutura e vão permitir que navios trafeguem à noite, sem risco de colisão com os pilares. “Isso ampliará a capacidade do porto de Natal em receber navios que atualmente vão para portos vizinhos, pois não podem trafegar sob a Ponte Newton Navarro após o pôr-do-sol”, disse em nota.
A fase de contratação da empresa acontece após a direção de infraestrutura aquaviária do Departamento informar o recebimento da licença ambiental pelo Idema que autoriza a execução dos serviços. A informação foi confirmada por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).
A licença tem validade de um ano. Questionado pela reportagem sobre a previsão de início das obras e as etapas dos serviços, o DNIT não deu detalhes. “O edital de convocação será lançado em breve e seguirá todos os trâmites e prazos previstos na legislação, não podendo haver antecipação de informações constantes do certame licitatório, sob pena de responsabilidade”, disse o Órgão.
Em novembro deste ano, o Departamento informou que a obra de reforço na segurança da Ponte Newton Navarro contava com investimento estimado em R$ 51 milhões, oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio de parceria junto ao Ministério de Portos e Aeroportos. Questionado pela reportagem sobre a permanência ou não do valor de investimento estimado, o DNIT não respondeu.