Em sabatina, Rafael apresenta propostas para a Cidade Alta

Em sabatina, Rafael apresenta propostas para a Cidade Alta
Publicado em 24/09/2024 às 21:46

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), através do Parlamento Empreendedor, realizou, na manhã desta terça-feira (24), a segunda sabatina com os candidatos à Prefeitura da capital. Com a presença de Rafael Motta (Avante), a diretoria da CDL e representantes da Fecomércio, AEBA, ASCERN e Viva o Centro, discutiram propostas para o plano de governo municipal com foco no desenvolvimento do comércio, negócios, geração de emprego e renda, além de assuntos envolvendo saúde, mobilidade e inclusão.

Durante a introdução da sabatina, José Lucena, presidente da CDL Natal, afirma que a intenção desse diálogo surge para ajudar a desenvolver um conjunto de necessidades apresentadas pelo setor para elaboração do plano e, futuramente, serem aplicadas dentro do executivo. “Natal ficou para trás e a gente tem que, de alguma forma, recuperar esse tempo perdido. Estamos trazendo todos para que a gente possa escutar as propostas e tentar ajudar de alguma forma”, explica.

Dentro das necessidades do setor, um dos assuntos com maior tempo de discussão durante a sabatina foi o comércio da Cidade Alta. De acordo com a CDL e Fecomércio, a principal proposta para fomentar o aumento de número de visitantes no bairro está na implementação de prédios residenciais no bairro da Ribeira. “O comerciário ele passa duas horas para ir e duas horas para voltar do trabalho, então como está a qualidade de vida desse colaborador? A gente tem que se preocupar com isso”, afirma José Lucena.

Em resposta ao projeto, Rafael Motta apresentou a proposta de implementação de uma zona franca na região da Cidade Alta, ou seja, uma área com incentivos fiscais para acelerar o desenvolvimento.

“Nossa ideia de Cidade Alta e Ribeira é implementar um IPTU regressivo. Para quem tem dívida, vamos negociar: a partir de agora vamos zerar tudo e você vai ter que fazer a manutenção do prédio, deixar ele todo habitável e quem alugar aqui não vai pagar IPTU e ISS durante alguns anos”, explica.

Outra questão discutida foi a proposta apresentada no plano de governo do candidato Rafael Motta, para levar a sede da Prefeitura do Natal para a zona Norte. Na opinião de Rodrigo Vasconcelos, presidente do Viva o Centro, essa ideia é vista com preocupação pelo comércio da região. “Nosso entendimento é justamente fazer o contrário, é trazer as entidades, os órgãos para criar aquele dinamismo e crescer cada vez mais. Não é a sede da Prefeitura que deveria ir para a zona Norte e sim as ações, os investimentos”, considera.

Diante do questionamento de Rodrigo Vasconcelos, o candidato Rafael Motta afirmou que essa proposta foi avaliada pela necessidade de levar o executivo para onde se concentra a maior parte da população e os maiores problemas de vulnerabilidade, mas que a Cidade Alta não ficará desassistida de investimentos.

“Fazer com que a gente gere desenvolvimento através de políticas públicas não é simplesmente a presença de um prédio com funcionários. Acho que existem outras maneiras, como a isenção de impostos”, considera. De acordo com Rafael Motta, o Palácio Felipe Camarão continuaria a ser utilizado para solenidades importantes do executivo.

Ainda dentro das propostas apresentadas, Rafael Motta defendeu a implementação de uma secretaria municipal com três atribuições: inovação para diminuição de burocracias, empreendedorismo e licitações. “A gente sabe a dificuldade que é empreender hoje em dia para qualquer cidadão. Não só em Natal, mas no Brasil de modo geral”, explica.

Para José Lucena, presidente da CDL, Rafael Motta apresentou ideias boas e uma abertura para discutir as propostas do setor. “É isso que a gente está querendo, é poder ter acesso aos gestores do município para que possamos passar nossas ideias, nossos anseios, nossas vontades, e para que a gente seja recebido e atendido”, afirma.

Ao fim da sabatina, Rafael Motta avaliou as discussões apresentadas como “importantíssimas” para conhecer as demandas apresentadas pelas entidades. “Nós, como candidatos, temos que ter a humildade de ouvir para aprender com quem tem conhecimento de causa sobre as problemáticas que vive o município nessa temática. Foi uma reunião muito produtiva”, afirma.

As sabatinas realizadas pela CDL Natal seguirão no decorrer da semana. O primeiro sabatinado foi Paulinho Freire (União Brasil) na última segunda-feira (23), seguido por Rafael Motta (Avante). Nesta quarta-feira (25) será a vez da candidata Natália Bonavides (PT), e a série de diálogos será encerrada com Carlos Eduardo (PSD), nesta quinta-feira (26).