Espetáculo ‘Mulher Vagalume’ retrata história de parteira acreana na Usina de Artes João Donato

Espetáculo ‘Mulher Vagalume’ retrata história de parteira acreana na Usina de Artes João Donato
Publicado em 12/08/2024 às 6:09

O espetáculo ‘Mulher Vagalume’ homenageia a mestra da cultura popular acreana Zenaide Parteira ou ainda Parteira Empoderada, como é conhecida internacionalmente. A peça acontece neste domingo, 11, às 19h, na Usina de Artes João Donato.

 A obra é realizada pela turma do Curso Livre de Iniciação à Linguagem Teatral, da Usina de Arte João Donato, a história de Zenaide inspirou a criação da dramaturgia do espetáculo que surgiu de forma coletiva entre os alunos e foi organizada pela artista educadora Kétila Flor. O espetáculo será a finalização das turmas dos primeiro semestre de 2024 da Usina de Arte João Donato.

O aluno do curso, Aikon Victor relatou um pouco da sua experiência com o curso “Foi uma experiência enriquecedora pelo fato de que pude aprender os  ensinamentos básicos que o teatro tem, que é algo que carregamos para vida, e fico muito feliz em agora poder apresentar tudo que me foi ensinado durante o curso”, diz.

A artista e professora do curso, Kétila Flor conta como foi o processo de criação da dramaturgia. Segundo ela, a turma queria muito montar algo que trouxesse temáticas regionais, ela como professora ministrante e amiga da mestra Zenaide Parteira, a apresentou para a turma a partir de uma pesquisa feita por ela. “A turma ficou encantada com a trajetória e importância da existência de dona Zenaide, e resolvemos juntos montar um espetáculo em homenagem a ela”, conta.

O processo de criação ocorreu de forma integrada com a turma do Curso de Iniciação ao figurino para o Teatro, que abraçou a proposta. “Fizemos uma conversa com dona Zenaide e as duas turmas envolvidas no processo. E a partir daí alunas da turma de teatro escreveram ideias, roteirizaram, e eu organizei a dramaturgia do espetáculo”, relata Kétila. 

Diante do trabalho exercido, orgulho é o que define todo o processo de aprendizagem percorrido durante o período dos cursos. “Todos estamos muito felizes com o resultado, cientes que foi uma ideia  ousada criar do zero, considerando que se trata de uma turma de Iniciação Teatral, em que a maioria das pessoas não tinham experiência nenhuma com o teatro”, conclui.

As expectativas para a apresentação são as melhores, a entrada é gratuita e livre para todos os públicos. 

Foto: cedida