Espetáculo “O menino que desaprendeu a dançar” debate masculinidade na infância e adolescência
Após passar por Caicó e Martins, o artista potiguar Álvaro Dantas segue com a circulação do espetáculo “O menino que desaprendeu a dançar”, em diversas cidades do Rio Grande do Norte. A próxima apresentação será realizada em Natal no Espaço Gira Dança, Ribeira, na sexta-feira (29), às 20h, com entrada gratuita mediante a lotação do local. A circulação do espetáculo integra o projeto “Roda Menino – Ações para o menino dançar”, que tem como foco alunos da rede pública de ensino.
A peça tem como mote central a masculinidade na infância e adolescência, girando em torno do que é imposto aos meninos, sobre os comportamentos aos quais eles são condicionados a ter e até onde a sua natureza é afetada a partir disso. A obra também busca muitas referências do mundo pop nas décadas de 90 e 2000, período em que o artista viveu.
O espetáculo oferece ao público uma oportunidade de reflexão e aprendizado sobre a infância e adolescência, a expressividade, e as questões relacionadas à formação dos meninos na sociedade. Além da exibição da peça, haverá bate-papos e ações formativas, com a distribuição de publicações impressas para os participantes.
Para o diretor, coreógrafo e intérprete Álvaro Dantas, a circulação do espetáculo representa um marco em sua trajetória artística. “Estou muito feliz por essa circulação estar chegando aos interiores do nosso estado, em cidades com as quais já tenho uma relação afetiva, construídas a partir de outros trabalhos que realizei nessas localidades. Tem sido um reencontro muito especial com as pessoas desses lugares”, comentou.
Após a apresentação na capital potiguar, a circulação da peça vai seguir para Mossoró. O espetáculo será apresentado no dia 1º de dezembro, às 19h, no Espaço Cultural Teatro de Quintal para o público em geral, e no dia 2 de dezembro, às 10h, a apresentação será exclusiva para as escolas, também no Espaço Cultural Teatro de Quintal.
“O menino que desaprendeu a dançar” teve pré-estreia online em 2020, através de recursos da Lei Aldir Blanc. Álvaro Dantas está nos palcos desde 2007, acumulando vivências artísticas em diversas linguagens das artes cênicas entre espetáculos, workshops e oficinas. Integrou a Cia. de Dança da UFRN e atualmente é bailarino criador e diretor artístico da Companhia Gira Dança, onde atua há 15 anos.
Serviço:
Espetáculo “O menino que desaprendeu a dançar”. Dia 29 (sexta), às 20h, no Espaço Gira Dança, Ribeira. Acesso gratuito, mediante lotação.