FAB confirma que piloto conseguiu se ejetar; Cenipa investigará o caso

FAB confirma que piloto conseguiu se ejetar; Cenipa investigará o caso
Publicado em 22/10/2024 às 15:08

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o piloto da aeronave que caiu em Parnamirim, na Grande Natal, nesta terça-feira (22), conseguiu realizar o procedimento de ejeção com sucesso. Posteriormente, ele foi resgatado por uma equipe de salvamento da FAB e encaminhado para o atendimento de saúde.

A aeronave que caiu durante um voo de treinamento, segundo a FAB, era um caça F-5M. A instituição também confirmou que, antes de se ejetar, o piloto direcionou o caça para uma região desabitada.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.

O caso

A aeronave caiu momentos após a decolagem em uma área de mata próxima a diversos condomínios residenciais, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Os militares foram acionados para conter o avanço do fogo na vegetação, a fim de evitar que se alastre para áreas próximas.

Já o fogo na área onde o avião caiu foi contido pela equipe de plantão da própria FAB. O caso ocorreu no início da tarde desta terça-feira.

Após a queda, uma grande fumaça preta surgiu na área do acidente e foi observada e filmada por moradores da região.