Família de paciente em tratamento paliativo de câncer denuncia falta de morfina na Unacon

Família de paciente em tratamento paliativo de câncer denuncia falta de morfina na Unacon
Publicado em 25/09/2024 às 7:55

Segundo o relato, a mãe está acamada e sofre com dores fortes, agravadas pela falta da morfina de 100mg, utilizada em cuidados paliativos. (Foto: Reprodução/FolhaBV)

A falta de morfina na Unidade de Controle de Oncologia (Uncaon), em Boa Vista, tem gerado preocupação entre familiares de pacientes em tratamento paliativo. O filho de Dona Noemia Pascoal, de 76 anos, que luta contra um câncer em estágio avançado, procurou a Folha para relatar a ausência do medicamento, fundamental para aliviar as dores intensas causadas pela doença.

Segundo o relato, a mãe está acamada e sofre com dores fortes, agravadas pela falta da morfina de 100mg, utilizada em cuidados paliativos.

“Ela tem câncer com metástase, é acamada e depende dessa morfina por causa das dores. Está nos cuidados paliativos, quando não há mais o que fazer, e só aguardamos o momento final. Sem a morfina, é muito pior, pois ela já está à beira da morte e ainda sofre com dores intensas”, desabafou o filho.

Outro lado

Procurada pela Folha, a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) enviou uma nota esclarecendo que o medicamento pode ser ministrado de forma injetável no Pronto Socorro Airton Rocha, desde que o paciente apresente o laudo médico, cartão SUS e documentos pessoais.

A Secretaria também ressaltou que está em processo de compra de um novo lote de morfina de 100mg para atender os pacientes oncológicos do Estado.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde esclarece que o referido paciente pode ir ao Pronto Socorro Airton Rocha com o laudo médico, cartão SUS e documentos pessoais para que o medicamento será ministrado de forma injetável e com acompanhamento profissional.

A Sesau adianta ainda que está em processo de compra um novo lote de morfina de 100mg para atendimento de pacientes oncológicos do Estado”.

Leia a Folha Impressa de hoje