Fecomércio lança programa “Senac Educação para o Bem”
O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, lançou nesta segunda-feira (21) o programa “Senac Educação para o Bem”, uma iniciativa social que busca levar formação profissional de qualidade a comunidades e pessoas que enfrentam dificuldades de acesso à educação profissionalizante. De acordo com Raniery Pimenta, diretor-geral do Senac RN, o objetivo do projeto é unir esforços entre empresas, entidades privadas sem fins lucrativos e órgãos da administração pública para promover desenvolvimento social e econômico por meio da qualificação de mão de obra no Rio Grande do Norte. Ao todo serão disponibilizados 14 cursos, de 60 a 230h de aula.
“Hoje, a gente tem a chamada geração nem-nem. Nem trabalha nem estuda. Infelizmente, ela chega a mais ou menos um terço dos jovens do RN. Os estudos mostram que, se a gente conseguir fazer uma formação profissional para essas pessoas, em no máximo seis meses, eles estão empregados”, afirma Raniery.
A estratégia do “Educação para o Bem” envolve a colaboração de diferentes atores: o Senac RN ficará responsável pela oferta dos cursos; as instituições sem fins lucrativos e órgãos públicos serão responsáveis pela captação das turmas e disponibilização de infraestrutura; e as empresas parceiras investirão financeiramente para garantir a viabilização das atividades.
Raniery Pimenta explica que o programa busca conectar empresas interessadas em realizar um investimento social, contribuindo financeiramente para a capacitação desses jovens em parceria com o Senac RN. “As empresas que tiverem interesse no tema ESG e responsabilidade social vão poder, por exemplo, ‘comprar uma turma’ por R$ 300”, detalha.
Esse valor permitirá a formação de uma turma com 15 a 30 alunos. Os parceiros que aderirem ao programa poderão usufruir de benefícios como o selo “Educação para o Bem”, que reforça o compromisso social da empresa e assegura reconhecimento pelo impacto socioeconômico gerado.
Na área de turismo e hospitalidade serão ofertados os cursos de: Camareira em meios de hospedagem (160h); Orientador turístico local (80h); Organizador de eventos (160h); e Recreador (160h). Em gastronomia terá o curso de Auxiliar de Garçom/Cumim (160h). Já em saúde serão disponibilizados os cursos de: Cuidados básicos com idosos (60h); e Recepcionista em serviços de saúde (240).
No setor de gestão e negócios o programa vai abranger cinco cursos, sendo: Assistente administrativo (160h); Assistente de marketing e vendas (160h); Operador de caixa (160h); Recepcionista (160h); e Vendedor (160h). Na área de tecnologia da informação e comunicação será disponibilizado o curso de Informática para o trabalho (120h), enquanto em beleza e moda terá Cabeleireiro assistente (230h).
Sistema Tribuna
Entre as empresas que estão aderindo ao “Senac Educação para o Bem” está o Sistema Tribuna, que vê na iniciativa uma oportunidade de contribuir para a qualificação de sua equipe e da comunidade ao redor. Fernando Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna, explica que essa será uma oportunidade principalmente para alcançar a família dos colaboradores da Tribuna do Norte e da rádio Jovem Pan News Natal.
“A Tribuna comprou cotas financeiras e vai montar uma turma de até 25 pessoas que podem ser filho, esposa, irmão de quem está na estrutura do Sistema Tribuna”, afirma. Ele destacou que a empresa reforça, dessa maneira, o seu compromisso com a responsabilidade social.