Filarmônica da UFRN abre a temporada 2025

Filarmônica da UFRN abre a temporada 2025
Publicado em 27/03/2025 às 5:38

A Filarmônica UFRN vai abrir sua temporada de 2025 com o concerto “Viagem ao Centro da Terra”, uma combinação ousada de rock progressivo, música de concerto e narração, que promete uma experiência diferente para a plateia. A apresentação será no dia 29 (sábado), no auditório da Escola de Música da UFRN, com duas sessões às 18h e 20h. O concerto é gratuito e terá distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão.

A inspiração maior do concerto é o álbum “Journey to the Centre of the Earth”, lançado em 1974 pelo tecladista britânico Rick Wakeman. Inspirada também no romance clássico de Júlio Verne, publicado em 1864, a obra combina rock progressivo, música sinfônica e narração, recriando a atmosfera épica e enigmática da história. Wakeman concebeu o projeto de forma audaciosa, unindo orquestra sinfônica, coral, banda de rock e narrador.

A obra é dividida em quatro partes principais, seguindo a narrativa do livro de Verne. André Muniz, maestro da Filarmônica, promete ao público uma apresentação memorável. “No nosso concerto, o solista Paulo Cesar Vitor vai utilizar dois teclados e dois tablets, mas sem perder nada da sonoridade ‘new age’ da época na qual foi criada”, disse. Paulo Cesar é um pianista de destaque nas áreas de piano popular e erudito, improvisação e colaboração pianística.

Também se destacam no concerto o guitarrista potiguar com larga experiência internacional, Marco Antônio Cornejo (radicado em Viena); Airton Guimarães no contrabaixo, e Cleber Campos, na bateria. Nos vocais, um nome importante do rock potiguar, Mauro Oruam (compositor e integrante das bandas Black Sabbath Cover e Love Metal), ao lado da voz emergente de Helena Krause. A narração será de Sávio Araújo.

Serviço:
Concerto “Viagem ao Centro da Terra”, pela Filarmônica UFRN. Dia 29 (sábado), com sessões às 18h e 20h. Ingressos gratuitos, uma hora antes da sessão.