Governador Gladson Cameli pede apoio do governo federal para intensificar combate às queimadas no Acre

Governador Gladson Cameli pede apoio do governo federal para intensificar combate às queimadas no Acre
Publicado em 22/08/2024 às 5:45

Com o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Branco promove diversas atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI), celebrado até o dia 28 deste mês.

Na Capital acreana, a abertura da campanha, desenvolvida pela Federação Nacional das APAEs (Fenapaes) desde 1963, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 21, na sede da instituição de ensino especial.

O evento contou com a participação de  Misma da Silva Maciel Fernandes e Agostinho de Souza Fernandes Júnior,  coordenadores do grupo da Família da Apae RB, de Ana Lúcia Cunha, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Concede) e secretária do Centro de Apoio às Pessoas Com Deficiência Física do Acre-CAPEDAC, de Regiane de Queiroz Moreira,  coordenadora do Programa Ruan, da Defensoria Pública, de Simone Lima, representando a Secretaria Municipal de Educação (Seme), de Lunayra Cristina Mota Melo, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh) e de Ivan Ferreira, diretor da Sasdh.

De acordo com a direção da entidade, o objetivo é destacar a importância do vínculo entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, a comunidade e os profissionais que trabalham com esse público.

A professora Maria do Carmo Pismel, a Carminha, presidente da Apae Rio Branco, ressaltou a importância da Semana  Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A gestora  enfatizou que a semana é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por essas pessoas e para promover ações que visam a inclusão e a igualdade de oportunidades.

“Temos que sensibilizar a todos sobre a importância de garantir um ambiente mais acessível e inclusivo para todos. A participação de todos é essencial para criarmos uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou a professora.

Segundo a Fenapaes, o tema deste ano incentiva a refletir sobre a trajetória da Apae Brasil e o seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. “As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos”, enfatiza a federação.

Programação:

2º DIA 22/08/2024 (Quinta-feira)

ÁS 08 HORAS
APRESENTAÇÃO DO 1º VÍDEO NAS REDES SOCIAIS DA APAE/RB

ÀS 14H: 30MIN
•⁠ ⁠RODA DE CONVERSA COM OS PDCS, FAMÍLIARES, REPRESENTANTES DAS EMPRESAS (MERCALE, ARASUPER, ALEAC): TEMA: A Importância do Trabalho para os PCDS E FAMILIARES DA APAE/RB.
PRESENÇA: Srº Antônio Jorge Felipe de Melo
FORMAÇÃO: Advogado, Assessor Jurídico da APAE/RB

3º DIA 23/08/2023 (Sexta-feira)

ÁS 08 HORAS
APRESENTAÇÃO DO 2ª VÍDEO DA FAMÍLIA DO ALUNO (Tia-Francinete, João e Pablo) NAS REDES SOCIAIS

4º DIA 24/08/2023 (Sábado)

5º DIA 25/08/2024 (Domingo):

6º DIA 26/08/2024 (Segunda-feira)

ÀS 14 h – PALESTRANTE: Sr. João Aurélio – Clínica Fortalecer

FORMAÇÃO: Psicólogo

TEMA: O apoio ao responsável diante das dificuldades de cuidados em lidar com os filhos com deficiência.

7º DIA 27/08/2024 (Terça-feira)

ÁS 8 HORAS
APRESENTAÇÃO DO 3ª VÍDEO DA FAMILIA DO ALUNO (Adyell Máximus) (NAS REDES SOCIAIS)

8º DIA 28/08/2024 (QUARTA FEIRA)

ÀS 14 HORAS – ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO:
*COM A CARREATA PELA CIDADE

PARTICIPAÇÃO:

*CIATRAN
*PAIS DE ALUNOS
*AMIGOS DIVERSOS
*CORPOS DE BOMBEIROS
*MOTO CLUBE CLÃ DO NORTE
*MOTO CLUBE FEMININO LOKAS

Comentários