Governo proíbe comercialização de 12 marcas de azeite de oliva; veja lista
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta aos consumidores nesta segunda-feira (21), destacando a desclassificação de 12 marcas de azeite de oliva por fraude. As marcas afetadas incluem Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, entre outras.
A fiscalização, realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e analisada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), revelou a presença de óleos vegetais não identificados, comprometendo a qualidade e segurança dos produtos.
Além do risco à saúde, algumas dessas empresas apresentam CNPJs suspensos ou baixados, reforçando a suspeita de fraude. O comércio contínuo dessas marcas configura infração grave e pode resultar em sanções.
Confira a lista completa
Consumidor
Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.
Esta operação faz parte de uma série de ações do Mapa para combater fraudes no mercado de azeites, que é apontado como o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo.