Jogos Paralímpicos: com o potiguar Romário, goalball já treina em Paris
Com o potiguar Romário, considerado um dos melhores jogadores do mundo, a Seleção Brasileira de goalball já treina na França, onde defenderá o título de campeã paralímpica e tricampeã mundial da modalidade.
Quem comanda a equipe é o técnico Jônatas Castro, que assumiua Seleção masculina no meio do ciclo, após ser campeão das Américas com a feminina, em 2022. No final do mesmo ano, já na liderança do time masculino, ele foi campeão mundial em Matosinhos, Portugal.
“Temos que assumir a responsabilidade de ser um dos favoritos, mas diminuir o peso sobre nós. Sei que recebi uma Seleção muito vencedora e pronta. o que eu precisava era ajustá-la ao meu estilo de entender goalball. É uma modalidade muito dinâmica e que muda muito rápido de um ciclo para outro”, analisou o treinador. A Seleção masculina começa a defesa do título no dia 29 de agosto, às 12h30 (de Brasília), contra a anfitriã França.
O Brasil será representado por 280 atletas, sendo 255 com deficiência, de 20 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na sexta-feira, as equipes de badminton, natação e taekwondo chegaram a Troyes. No sábado, foi a vez da Seleção de atletismo se acomodar na cidade francesa.
É a maior delegação brasileira já anunciada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados ao todo em Tóquio 2020. Já o recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente.