Justiça revoga monitoramento eletrônico de acusado pela morte do ex-prefeito Gedeon Barros

Justiça revoga monitoramento eletrônico de acusado pela morte do ex-prefeito Gedeon Barros
Publicado em 25/10/2024 às 5:35

Após a implantação do programa, apenas pacientes com maior complexidade estão sendo encaminhados. As situações da atenção básica estão sendo atendidas na própria cidade.

Maria Natália Lopes de Aragão, de 61 anos, que sofre com problemas reumatológicos, é uma das pessoas atendidas pelo Telemedicina

Assessoria/Sandra Assunção 

O  pela prefeitura de Cruzeiro do Su está zerando a demanda reprimida de pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para Rio Branco. Cerca de 1.750 pacientes já foram atendidos por médicos especializados. Entre diferentes especialidades médicas, o programa conta com pneumologia, cardiologia, pediatria, endocrinologia adulto e infantil, neurologia adulto e infantil, reumatologia, infectologia, gastroenterologia e psiquiatria.

O Telemedicina é um programa do Ministério da Saúde, aderido pelo município no ano passado, que conta com a prestação remota de atendimentos médicos, com a utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações entre os médicos especializados do Hospital Albert Einstein, com um médico presencial e os pacientes de Cruzeiro do Sul. O serviço visa prestar suporte na atenção básica, com objetivo de reduzir as demandas de pacientes atendidos pelo TFD e outros que necessitam desse tipo de serviço especializado.

O agendamento e atendimento da consulta via Telemedicina é realizado conforme as vagas e ordem de chegada, na Unidade de Saúde da 25 de Agosto, no horário da manhã e da tarde, de segunda a quinta-feira. Ao lado do paciente, na hora da consulta online, fica um médico presencial. A médica e diretora do programa, Emily Lima, explicou que os pacientes são atendidos por médicos do Hospital Albert Einstein, que dão o suporte nas áreas especializadas. Para que o paciente tenha acesso a consulta, é necessário um encaminhamento do médico da área da unidade de saúde a que pertence.

Segundo a médica, após a implantação do programa, apenas pacientes com maior complexidade estão sendo encaminhados. As situações da atenção básica estão sendo atendidas na própria cidade.

Encaminhamos para o TFD, a partir daqui, apenas aqueles pacientes que a gente percebe que não conseguem ter sua necessidade atendida aqui”, destacou a coordenadora.

“Esse programa é importantíssimo para atenção primária, pois reduziu a fila de TFD, como ainda consegue dar mais comodidade aos pacientes que não precisam mais se deslocar para Rio Branco. A maioria desses pacientes, que precisavam de um tratamento na atenção primária, agora conseguem ter esse acesso sem precisar sair de casa, do seu município. Encaminhamos para o TFD, a partir daqui, apenas aqueles pacientes que a gente percebe que não conseguem ter sua necessidade atendida aqui”, destacou a coordenadora.

Com a implantação do programa em Cruzeiro do Sul, o benefício chegou para a vida de muitos pacientes. Maria Natália Lopes de Aragão, de 61 anos, que sofre com problemas reumatológicos, é uma das pessoas atendidas pelo Telemedicina. Antes, ela precisava buscar médico fora de Cruzeiro do Sul, enfrentar uma viagem de ônibus de mais de 12 horas, para receber a consulta na capital do estado do Acre, Rio Branco. Agora, com os atendimentos sendo realizados de forma virtual, Natália não precisa mais ter gastos e viajar, tendo a comodidade de permanecer em seu município.

“Isso ajuda muito, pois antes era muito difícil eu ter que sair de Cruzeiro do Sul para Rio Branco, de ônibus, sentia muitas dores. Agora tá bom demais, tendo o atendimento aqui na nossa cidade. Eu nem andava antes, era apenas na cadeira de rodas, por isso preciso desse atendimento médico, que me permite ter uma vida diferente”, contou a paciente.

O filho da paciente Maria Natália, Magno Lima, contou que a mãe precisava fazer a consulta em Rio Branco, principalmente para receber o laudo para obter a receita médica, que permite o acesso ao medicamento para aliviar as dores.

“Muitas vezes a gente tinha que ir em Rio Branco apenas para renovar o laudo, para que ela possa conseguir esse medicamento, que ajuda muito no alívio nas dores que ela sente. Agora fiquei muito feliz, pois ela consegue o remédio sem precisar sair de Cruzeiro do Sul. É um gasto a menos e também a gente está em casa, sem transtorno. A prefeitura está de parabéns por ofertar esse serviço aqui”, relatou o filho da paciente.

“O prefeito Zequinha Lima aderiu ao programa Telemedicina beneficiando já quase duas mil pessoas em Cruzeiro do Sul, que podem se tratar aqui mesmo. É um avanço que resolve a falta de especialistas, o que é comum na região. Um médico presencial dá o suporte para o paciente que é atendido pelos profissionais do Hospital Albert Einstein, que é de excelência”, concluiu o secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto.

O serviço visa prestar suporte na atenção básica, com objetivo de reduzir as demandas de pacientes atendidos pelo TFD e outros que necessitam desse tipo de serviço especializado.

Comentários