Justiça – Tribuna do Norte
Itamar Ciriáco
[email protected]
O conceito de justiça é complexo e a vida acaba, por vezes de uma forma inexplicável, impondo verdades necessárias e corrigindo erros históricos. A Bola de Ouro, entregue ontem ao meio de campo espanhol Rodri, é uma vitória de Neymar. Sim, o resultado da premiação entregue pela revista francesa deixou claro que injustiças são comuns nessas votações e o atacante Vini Júnior, injustiçado da vez, acaba servindo de exemplo para que as pessoas possam entender o porquê de Neymar nunca ter sido escolhido.
Craque, fez temporadas incríveis e viu jogadores com muito menos talento receberem os prêmios de melhor do mundo. Ontem, em Paris, Vini passou por isso. Os motivos são diferentes para ambos não terem sido escolhidos, mas o resultado final é o mesmo.
Neymar não recebeu o prêmio por não ter bom relacionamentos com rivais e até treinadores, que votam no prêmio FIFA. Ele também não tinha o apoio da mídia européia, fascinada pela disputa eterna de Messi x Ronaldo e que, quando não era a dupla buscava alternativas caseiras.
No caso de Vini Júnior é impossível não fazer a leitura racista da decisão. O jogador irritou clubes, rivais, torcidas e jornalistas com sua luta. O resultado foi divulgado para o mundo inteiro, ao vivo e em CORES.
Por fim, Neymar já foi o melhor do mundo e não teve o troféu. E este ano Vini foi o melhor, mas também ficou sem a taça.
Feminino
O Campeonato Potiguar Feminino 2024 terá Alecrim, Estrela Potiguar, Monamy, Potyguar Seridoense, União e UNIVAP. Com a participação de seis clubes, a CBF garantiu a vaga do Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro Série A3. A data de início foi adiada para 9 de novembro. Os jogos acontecerão aos finais de semana no Estádio Juvenal Lamartine. As partidas terão dois tempos de 40 minutos cada e intervalo de 15 minutos.
Feminino 1
A competição será disputada em três fases. A primeira fase, classificatória, será disputada em grupo único, todos jogam contra todos em jogos de ida em pontos corridos. Os quatro melhores colocados disputarão a semifinal em jogo único. Os vencedores disputarão a final também em jogo único. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol determinou a liberação de todas as taxas de registro de atletas e fará o custeio das taxas de arbitragem da competição. O Estádio Juvenal Lamartine estará disponível sem custos, com médico e duas ambulâncias à disposição das equipes.
Feminino 2
Entre os incentivos, foram distribuídas quatro bolas oficiais a cada equipe para utilização em seus treinamentos. As bolas são as mesmas a serem utilizadas nos jogos, marca Penalty modelo Bravo. A FNF também garantiu o retorno do programa “De Bandeja “, que distribui kits de frutas e sucos para contribuir com a alimentação saudável das atletas. A FNF oferecerá premiação em dinheiro em valor a ser divulgado. Confira os jogos da primeira rodada no dia 9 de novembro (sábado) no Estádio Juvenal Lamartine: Às 8h – Alecrim x Estrela Potiguar; Às 10h: Monamy x Potyguar Seridoense; Às 15: União x Univap.
Paralímpicos
Os nadadores paralímpicos do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE Joinville) encerraram sua participação no Campeonato Brasileiro de Jovens de Natação com um desempenho excepcional. A competição foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e reuniu cerca de 170 atletas divididos em três categorias. Representando Joinville, os atletas do CEPE/Sesporte conquistaram diversas medalhas, demonstrando o alto nível técnico da equipe e a excelência do trabalho realizado pela comissão técnica.
Vencedores
Giovana Cristina Vieira (classe S6/SB5 – categoria B): A atleta conquistou o ouro nas provas dos 50 metros livre, 100 metros livre e 100 metros peito.
Vitória Crystina Abranges (classe S8 – categoria C): A nadadora subiu ao pódio em todas as provas que disputou, conquistando o ouro nos 400 metros livre e 100 metros livre, além da prata nos 50 metros livre.
Felipe Ledoux Higa Tavares (classe S7 – categoria B): O atleta conquistou uma medalha de prata (100 metros peito) e duas de bronze (50 metros livre e 100 metros livre).
Vitor Luciano Jaschke da Silva (classe S9 – categoria C): O nadador conquistou três medalhas de prata (100 metros livre, 50 metros livre e 100 metros costas).
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.