Levantamento em capitais destaca controle das contas públicas em Natal
Um levantamento feito a respeito das contas públicas das capitais brasileiras mostrou que Natal está entre as que mais conseguiram ter controle nesse aspecto após a pandemia.
Segundo o documento publicado pelo site Poder 360, a capital do Rio Grande do Norte está entre as três capitais que conseguiram sair do déficit para o superávit.
Para se ter ideia do que isso representa, o resultado primário (diferença entre as receitas e as despesas de uma determinada administração e que não considera os juros da dívida), baseado em dados declarados pelas prefeituras e corrigidos pela inflação, em 2019, Natal tinha um déficit de R$ 105,9 milhões. Já em 2023, esse valor se transformou em um superavit de R$ 75,5 milhões.
Em resposta ao site, a Prefeitura de Natal argumentou que “o resultado superavitário deve-se a três fatores voltados ao equilíbrio financeiro: recursos oriundos de transferências federais, aumento de receita própria e o constante trabalho de contenção e regulação de gastos”. Vale ressaltar que as contas públicas de 15 capitais pioraram em 2023 em relação a 2019.