Lula aproveita acidente doméstico para se mostrar ligado na sucessão

Lula aproveita acidente doméstico para se mostrar ligado na sucessão
Publicado em 23/10/2024 às 3:15

Cassiano Arruda Câmara

A repercussão de um “acidente doméstico”, quando atinge o presidente da República tem consequências inimagináveis, como está acontecendo com o presidente Lula que cancelou a viagem que realizaria à Rússia para participar da reunião dos Brics, começando domingo, atendendo à recomendação de sua equipe médica. Lula obedeceu às orientações médicas e tratou de cancelar a viagem oficial para participar da 16ª Cúpula dos Brics, na cidade de Kazan.

O chefe do governo brasileiro sofreu um acidente doméstico, no sábado, em Brasília, pouco depois de regressar de São Paulo, onde participou de atividades da campanha do seu candidato Guilherme Boulos, e tratou de substituir imediatamente as atividades políticas previstas, e engrenaram um ato por uma “live” e tiveram como tema um apelo contra o voto nulo no segundo turno da eleição municipal (que não interessa a Boulos).

Foi transmitida uma nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), onde está a informação de que o presidente ficou impedido de fazer viagens de avião de longa duração.

MANTIDO O PROGRAMA

Os mecanismos de comunicação do Governo Federal realizaram um evidente esforço para mostrar que o presidente, mesmo sem ter podido viajar, irá participar da “Cúpula dos Brics”, por meio de vídeo conferência, e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto, informou a Secom (o evento vai ocorrer de terça-feira até quinta-feira). Para Lula, nas vésperas dos seus 80 anos, é importante mostrar que ele continua ligado.

A chamada da primeira página da edição de ontem, da coluna do mestre Merval Pereira, n’O Globo, respalda as especulações sobre o futuro de Lula em todos os sentidos: “Se Lula se candidatar em 2026 será na base do sacrifício”.

Segundo o boletim médico do hospital Sírio-Libanês, Lula teve ferimento corto-contuso na região occipital. Ou seja, feriu-se na cabeça. Um dos blogues que cobrem a presidência da República divulgou que Lula teve ferimento corto-contuso em região occipital. Ou seja, feriu-se na região por trás da cabeça. O noticiário informa que o Presidente teve (repetindo) um ferimento corto-contuso em região occipital. Ou seja, feriu-se na cabeça, e levou pontos. Mas não dormiu no hospital, passando a noite na residência oficial, o Palácio da Alvorada.

O primeiro boletim foi liberado na noite de domingo pelo Hospital Sírio Libanês, onde o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada, na unidade de Brasília, no domingo, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital.

Após avaliação da equipe médica, foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do prof. dr. Roberto Kalil Filho e dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.

Essa seria a primeira vez que Lula encontraria o presidente russo, Vlademir Putim, no seu terceiro mandato como presidente do Brasil.

O Brics, bloco, originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ganhou recentemente novos membros para expandir sua influência global.
Com a desistência de Lula, a delegação brasileira possou a ser chefiada pelo chanceler Mauro Vieira.

REPERCUSSÃO POLÍTICA

Essa seria a primeira vez que Lula encontraria o presidente russo, Vladmir Putin, no seu terceiro mandato como presidente do Brasil.

Enquanto, o presidente russo, Vladmir Putin informou que não virá à cúpula do G20 no Brasil.
“Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do prof. dr. Roberto Kalil Filho e dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.

Essa seria a primeira vez que Lula encontraria o presidente russo, Vladimir Putin mandato como presidente do Brasil. Repete a comunicação do governo brasileiro.

O Boletim do Hospital Sírio-Libanes, informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu entrada no Hospital Sírio Libanês – unidade de Brasília, em 19/10;2004, e repete o episódio: “após acidente doméstico, com ferimento corto contuso na região occipital.” Após avaliação da equipe médica, foi orientado a evitar viagem aérea de longa distância, mas pode exercer suas demais atividade sem mais uma repetição.

POLÍTICA NÃO PARA

Da agenda política do presidente Lula constam alguns compromissos partidários, que ganharam novo interesse depois da decisão dele de se candidatar a mais um mandato, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin, como companheiro de chapa. (Importante para desestimular o PT a uma luta intestina).

Além disso, Lula insiste em participar da 19ª Marcha a Brasília. É uma promoção da Confederação Nacional de Municípios.

Para mostrar como o Presidente está ligado nesse período de governo, ele fez distribuir entre os ministros a recomendação de que aqueles que forem discursar em eventos com a presença do presidente da República não excedam o limite máximo de cinco minutos que ele havia estabelecido para advertir a governadora Fátima Bezerra, em Natal.

Sem esquecer que Lula tem procurado informar que continua apto a governar na plenitude do cargo, tanto pela idade (mais de 80 anos) quanto pelo seu estado geral para não virar um novo Joe Biden e colocando Geraldo Alckmin sem deixar espaço para uma nova Kamala Harris.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.