Moradores do Alvorada pedem mais segurança após aumento de assaltos no bairro

Moradores do Alvorada pedem mais segurança após aumento de assaltos no bairro
Publicado em 25/08/2024 às 3:24

Imagens da câmera de segurança de uma loja de roupas femininas localizada na Av. General Ataíde Teive. (Foto: Divulgação)

Moradores e comerciantes do bairro Alvorada, têm relatado um aumento nos casos de assaltos nas últimas semanas. De acordo com eles, mais de cinco ocorrências de roubo, furto e arrombamento foram foram registradas na última semana.

Em resposta, a população tem adotado medidas de segurança, como a instalação de câmeras e o reforço de fechaduras e trancas. Apesar disso, os moradores solicitam uma ação mais incisiva por parte do poder público para conter a criminalidade.

Nos últimos dias, um estabelecimento foi invadido e furtado duas vezes, enquanto outros três locais sofreram tentativas de arrombamento. Também foram registrados furtos em residências. Um dos casos mais recentes envolveu furtos em uma loja de eletrônicos, uma de roupas femininas e uma residência, todas situadas na avenida General Ataíde Teive. Mesmo com a presença de câmeras de segurança, os criminosos conseguiram invadir os locais e levar mercadorias e equipamentos eletrônicos.

Imagens de circuito interno registraram a ação dos suspeitos, que demonstraram tranquilidade durante os furtos. Segundo relatos, a Polícia Militar, mesmo sendo acionada, não tem chegado a tempo para impedir as ações, e o patrulhamento na área, que fica próxima ao segundo Batalhão, tem sido insuficiente.

Leandro Castro, morador do bairro, afirmou que, após ter sua casa arrombada, teve um prejuízo significativo. “A PM foi chamada, mas não chegou a tempo. Registrei o boletim de ocorrência, mas até agora, nada foi resolvido. As câmeras captaram os suspeitos, mas eles continuam agindo no bairro”, relatou.

Comerciantes da região também registraram perdas significativas. Taciane, dona de uma loja, contou que, em duas ocasiões, teve bens furtados, incluindo eletrônicos e acessórios. “Ainda não calculei o total do prejuízo, mas o impacto é grande”, disse a comerciante.

Em um levantamento feito pelos próprios moradores, os prejuízos causados pelos furtos nos últimos meses já superam R$ 20 mil.

O que diz a PM

Procurada, a Polícia Militar de Roraima, enviou a seguinte nota:

“A Polícia Militar de Roraima informa que o policiamento ostensivo e preventivo é feito, diariamente, nessa região do bairro Alvorada pelo 2ª Batalhão e por viaturas da segunda malha. 

O policiamento é conduzido conforme o planejamento estratégico da Instituição e plano de ação, que decorrem de levantamentos estatísticos e visam combater o crime e proteger as pessoas. 

Nesse sentido, a referida área é uma das prioridades da Corporação, que está intensificando ações de policiamento ostensivo, preventivo e proativo em locais considerados críticos, a fim de proteger a sociedade e evitar ocorrências de delitos.

Acrescenta que, diante da situação apresentada, a PMRR intensificará a vigilância na região, designando também uma equipe para realizar uma visita solidária ao bairro, a fim de levantar informações sobre as ocorrências, para direcionar de maneira ainda mais precisa o monitoramento no setor mencionado. 

Além disso, ressalta que qualquer cidadão que se deparar com atividades suspeitas ou criminosas pode entrar em contato com a Central de Operações da PMRR, por meio do 190, para realizar denúncia, que será averiguada pela viatura policial do setor”.