MP pede que loja retire das redes sociais propaganda de influenciadora voltada ao público infantil

MP pede que loja retire das redes sociais propaganda de influenciadora voltada ao público infantil
Publicado em 22/10/2024 às 22:09

Video foi gravando junto com a filha da influenciadora. (Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) emitiu uma recomendação à empresa Bemol S.A. para que retire de suas redes sociais um vídeo da influenciadora Débora Gurgel, que visa persuadir o público infantil a consumir produtos e serviços. A recomendação foi divulgada no Diário Oficial do MPRR nesta terça-feira (22).

No vídeo, a filha da influenciadora ensina as crianças a convencer os pais a presentá-las. E de acordo com o MP, essa prática fere a Resolução nº 163, de 13 de março de 2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que considera abusiva a publicidade dirigida ao público infantil, com a intenção de incitar o consumo.

O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Adriano Ávila, destacou que o Código de Defesa do Consumidor define como abusiva a propaganda que explora a inexperiência das crianças. “Além disso, as políticas públicas da primeira infância preveem a proteção contra toda forma de pressão consumista e a adoção de medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica”, ressaltou.

A Bemol S.A. deve retirar o conteúdo do ar e se abster de publicar qualquer material publicitário voltado para crianças. A empresa tem um prazo de cinco dias para atender à recomendação e deve informar à Promotoria de Justiça sobre a adequação.

Por volta das 18h desta terça-feira, Débora Gurgel realizou uma live em seu Instagram, onde disse não ter muitos detalhes sobre o caso, e afirmou que só ficou sabendo da recomendação por amigos. Até a publicação desta matéria, o vídeo ainda estava disponível nas redes sociais da empresa.