Natal decide o futuro no 2º turno

Natal decide o futuro no 2º turno
Publicado em 27/10/2024 às 2:26

O segundo turno das eleições municipais neste domingo (27) coloca à disposição dos 575 mil eleitores em Natal, dois candidatos a prefeito que apresentaram propostas para administrar o município nos próximos quatro anos, após dois meses de campanha em que os próprios partidos divergem ideologicamente.

De um lado, o candidato do partido União Brasil, o deputado federal Paulinho Freire, que defende a iniciativa privada e o empreendedorismo, até por ter sido um jovem que já empreendeu e se propõe a continuar o legado do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), inclusive concluindo obras em andamento e apresentando novas obras para Natal. Ele tem liderado as pesquisas.

Do outro lado, a candidata de um partido estatizante (PT), deputada federal Natália Bonavides, que chegou ao segundo turno apoiada pelo MST e MLB, duas organizações não-governamentais que defendem invasão de propriedades privadas nas áreas rural e urbana, e que foi criticada durante a campanha por ser coautora de projeto de lei que descriminaliza o “furto por necessidade”, prática de roubar bens para atender necessidades básicas, como fome ou sobrevivência.

A TRIBUNA DO NORTE ouviu nove personalidades que dirigem instituições, inclusive das áreas do empreendedorismo e do setor produtivo e religiosa, a respeito do que esperam para Natal do futuro.

O que eles dizem

Roberto Serquiz – Presidente da Fiern

Foto: Adriano Abreu

“O futuro que esperamos para Natal com a nova gestão é que a cidade possa seguir em um rumo de desenvolvimento econômico, social e ambiental, expandir as oportunidades de geração de emprego e renda para sua população e estabelecer um justo ambiente de negócios para as empresas que aqui estão e para os empreendedores que aqui desejam investir. Esse ambiente favorável passa por educação de qualidade, por infraestrutura urbana e pela valorização das nossas vocações naturais. A FIERN está à disposição da próxima gestão para contribuir com dados, informações, projetos, em favor da indústria e de todo o ambiente econômico da nossa capital”.

José Vieira – Presidente da Faern

Foto:Magnus Nascimento

“Espero que o próximo gestor de Natal priorize a população, promovendo desenvolvimento econômico e social, com foco em gerar oportunidades reais para todos. É essencial que as políticas públicas estejam voltadas para as necessidades concretas da cidade, sem interferências de ideologias que desviem o objetivo central de servir a população. Que haja também incentivo ao empreendedorismo, aproveitando as potencialidades locais para um crescimento sustentável, capaz de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o progresso de Natal.”

Marcelo Queiroz – Presidente da Fecomércio-RN

Foto: Adriano Abreu

“Os setores de Comércio, Serviços e Turismo, que representam cerca de 70% do PIB privado da cidade e geram empregos e renda para milhares de natalenses, precisam de um governo municipal comprometido em promover uma cidade cada vez mais dinâmica e atrativa, tanto para seus cidadãos quanto para os visitantes. A revitalização de áreas estratégicas, como a Cidade Alta e a Ribeira, além de uma infraestrutura urbana mais eficiente, melhor mobilidade, investimento em promoção turística e simplificação burocrática são pontos essenciais.”

Dom João Santos Cardoso – Arcebispo Metropolitano de Natal

Foto.Magnus Nascimento

“Espero que, com as eleições, Natal fortaleça a justiça social e a dignidade humana, oferecendo espaços públicos acolhedores que promovam lazer e convivência. Que o próximo gestor(a) valorize o diálogo e a paz social, atento às necessidades dos mais vulneráveis e focado em saúde, segurança pública, educação, moradia, mobilidade urbana e cultura. Desejo uma cidade que cuide dos idosos, jovens e famílias, respeite o meio ambiente e fomente uma convivência fraterna para o bem-estar de todos.”

Martim Alves da Silva – Pastor e presidente da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte

Foto: reprodução do instagram

“Meu desejo, como cristão e cidadão, é ver Natal sendo governada com retidão, honestidade, temor a Deus e ao que Ele estabelece na Sua palavra. A Bíblia diz no livro de Provérbios, que “quando o justo governa o povo se alegra”, mas que “quando o ímpio está no poder o povo geme”. Assim, minha oração é para que Natal se torne cada vez mais feliz, próspera, segura, e que todos tenham melhores oportunidades na vida. Ciente, entretanto, que isso só será possível se vivermos debaixo das poderosas bênçãos do Senhor, como está escrito nos Salmos: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”.