“Nilda foge e não tem proposta”, diz Salatiel de Souza

“Nilda foge e não tem proposta”, diz Salatiel de Souza
Publicado em 22/09/2024 às 0:26

O candidato do PL a prefeito de Parnamirim, Salatiel de Souza, lamenta que a sua principal adversária às eleições de 6 de outubro, a professora Nilda Cruz (SDD) “não tenha propostas” para o desenvolvimento do município, que é o terceiro do Rio Grande do Norte em população, com 269.298 habitantes, atrás de Mossoró, que tem 278.034, segundo estimativas populacionais divulgadas em julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“Foge do debate, não participa de algumas entrevistas, talvez por essa falta de preparo”, atacou Salatiel de Souza, para quem “por falta de conhecimento”, a candidata oposicionista ao prefeito Rosano Taveira (Republicanos) “bate na mesma tecla”, como a tentativa de impugnar a candidatura majoritária da situação na Justiça Eleitoral.

“Essa é uma situação já ultrapassada, tanto que qualquer cidadão pra ser candidato, tem que estar com a ficha limpa, não pode ter nenhuma condenação em segundo grau”, afirmou Souza, a respeito do fato de Nilda Cruz ter alegado a inelegibilidade dele por conta da “Operação Impacto”, que investigou vereadores na época em que ele exercia mandado na Câmara Municipal de Natal.

“Ela entrou na Justiça Eleitoral, tentou levantar esse assunto mais uma vez e perdeu duas vezes, lamento que esteja fazendo a campanha assim, mas o meu compromisso é com o povo e com Deus, pra cada fake news que ela soltar, a gente divulga uma proposta para Parnamirim”.

Souza avalia “como muita positiva” sua campanha eleitoral até agora – “a gente está vendo as ruas responderem e o eleitor empolgado, com o crescimento da nossa candidatura, apresentando propostas”.

Nesses quinze dias de reta final de campanha, Salatiel de Souza explicou que vai “focar no contato direto com o eleitor”, mesmo com o uso de redes sociais e o programa eleitoral no rádio, bem como conversar com associações e entidades classistas de empresários e servidores públicos e a sociedade: “Vamos buscar ainda o voto de indecisos, existem quase 30% de pessoas na dúvida e o nosso foco daqui pra frente é conquistar essas pessoas através dessas propostas para a cidade, que em breve pode passar a segunda do Estado em população, que segundo o IBGE, cresce de 3% a 4% ao ano e a pouco mais de 8 mil pessoas para ultrapassar Mossoró”.

Segundo Souza, isso aumenta a sua responsabilidade caso venha a se eleger prefeito de Parnamirim: “Por isso me preparei, passei um ano conhecendo profundamente os problemas e percorrendo cada um dos 24 bairros de Parnamirim”.

“A cidade foi crescendo e a tendência é crescer ainda mais, com isso os problemas começaram a aparecer ou amentar, daí a geração de emprego e renda é muito importante para esse desenvolvimento”, avalia o candidato a prefeito.

Em razão disso, além de garantir a prestação de serviços básicos, como nas áreas de saúde, educação e assistência social, Salatiel de Souza pretende priorizar o desenvolvimento econômico da cidade. “Uma das ideias que a gente tem é criar um polo logístico em Parnamirim poir sua facilidade, uma cidade plana, a estação de trem passando bem próximo, a gente tem as BR-101 e BR-304, saindo do papel com a doação de terrenos, isenção de IPTU, diminuir cobrança de ISS como atrativo às empresas que queiram se instalar no município”, exemplificou.

“Mas em troca vamos exigir desses empresários, que pelo menos 60% das vagas de empregos sejam garantidas para moradores de Parnamirim”, adiantou Souza, que acrescentou: “Não adianta trazer uma indústria de fora, oferecer e dar benefícios fiscais e os empregos ficarem com os moradores de outros municípios”.

Pra isso, explicou Souza, será construído um centro de qualificação profissional, porque “não adianta buscar a fábrica, a indústria, reduzir os impostos a e mão-de-obra não estar qualificada, a prefeitura vai treinar essas pessoas, de acordo com a chegada da empresa, com sua expertise, pra que a gente possa ter o que oferecer ao empresário”.

Salatiel de Souza também aponta a necessidade de buscar soluções conjuntas com municípios vizinhos, que como Parmamirim, integram a chamada Região Metropolitana de Natal (RMN)l, inclusive tendo áreas conurbadas com a própria capitalo do Estado, Macaíba e Nísia Floresta, relacionadas a problemas comuns como transporte urbana, saúde e segurança pública.

Exemplo é o caso da saúde, segundo o candidato, pois o Hospital Márcio Marinho, situado na praia de Pirangi, “70% do paciente que dá entrada lá é de Nísia Floresta, mas a prefeitura de Nísia não arca com nenhum recurso para pagamento de médicos, enfermeiros, despesas com insumos”.

Na opinião de Souza, a criação da RMN “é uma boa ideia”, mas precisa funcionar: “Ai não quero briga com nenhuma cidade, quero trazer esses municípios efeitos para uma parceria, em que a gente possa envolver os governos do Estado e Federal, mas que muitas soluções possam ser tomadas de comum acordo, município por município”.

Por fim, Salatiel de Souza admite que a coligação “Parnamirim pra frente” que o apoia, formada por sete partidos políticos (PL/Republicanos/Podemos/Federação PSDB-CIDADANIA/DC/PP) deve eleger pelo menos 15 vereadores, mas vai ouvir todos os vereadores que forem eleitos em 6 de outubro.

“Eu tive a experiência de ter sido vereador em Natal e sei do papel da relação que deve acontecer, harmônica, não de subserviência da Câmara para com a prefeitura, porque tem de haver harmonia entre os Poderes, e acredito que vamos fazer a maioria dos 21 vereadores, porque aumentou, hoje são 18, porque com o crescimento da população, a Câmara de Parnamirim ganhou mais três cadeiras”, encerrou.