Política
Nos 50 anos da Fetronor, Governo do RN anuncia continuidade da isenção do ICMS para transporte

Em uma noite marcada por celebração, homenagens e compromisso com a mobilidade urbana, a governadora Fátima Bezerra participou na última sexta-feira (11) da festa comemorativa dos 50 anos da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor), realizada no Olimpo Recepções, em Natal.
Recepcionados pelo presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, empresários, autoridades, representantes de entidades e personalidades do setor prestigiaram o evento que celebrou meio século de atuação da Federação em defesa do transporte público de qualidade. Eudo foi homenageado pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição e pelo diálogo permanente com o setor produtivo e o poder público.
Durante seu discurso, a governadora homenageou o trabalho do presidente Eudo, que está a frente da Federação há mais de 30 anos, e destacou a importância do transporte coletivo como um direito social essencial, que garante ao cidadão o acesso ao trabalho, aos serviços e à cidadania. “Transporte público não é um favor. É um direito. Celebrar os 50 anos da Fetronor é reconhecer o papel que o setor tem na vida das pessoas e no desenvolvimento das cidades”, disse.
Fátima também anunciou a manutenção da isenção de 100% do ICMS sobre o óleo diesel destinado ao transporte de passageiros, política fiscal iniciada em sua gestão durante a pandemia, como forma de mitigar os impactos da crise no setor. Segundo ela, o incentivo representa um custo de R$ 16 milhões por ano ao Estado, mas é um investimento necessário. “Não é um benefício para as empresas. É uma medida em favor da população, que precisa de transporte acessível e digno. E vamos seguir com essa política, com responsabilidade e diálogo, sempre cobrando melhorias para o serviço prestado”, afirmou.
A governadora lembrou que o Rio Grande do Norte foi pioneiro ao garantir, por meio de projeto de lei, transporte público gratuito nas eleições municipais de 2022 e 2024, como forma de assegurar o direito ao voto a todos os eleitores. “Transporte também é cidadania. Vamos enviar projeto de lei para implantar a a tarifa zero nas eleições . Um passo importante para fortalecer a democracia”, completou.
Fátima Bezerra também destacou o trabalho do governo na recuperação das rodovias estaduais e reafirmou o compromisso com a infraestrutura e a mobilidade regional. “Estamos investindo em ações concretas para melhorar a malha viária e facilitar o deslocamento de pessoas e mercadorias em todas as regiões do estado”, afirmou.
A noite foi também de emoção e reconhecimento. O presidente Eudo Laranjeiras foi aplaudido por todos ao receber uma homenagem especial entregue pelo presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Vander Costa , pela dedicação e liderança na história da Fetronor. “É um orgulho celebrar essa trajetória com tantos parceiros que acreditam na força do transporte coletivo como vetor de inclusão e desenvolvimento”, declarou Eudo emocionado, ao lado da esposa Valéria Laranjeiras, filhos e netos.