Notas & Comentários – Tribuna do Norte
Paulinho e Carlos no 2º turno
Com 32,6% e 31,5%, respectivamente, os candidatos à Prefeitura de Natal, Paulinho Freire e Carlos Eduardo, devem estar no segundo turno nas eleições de 2024. O cenário foi apontado pela pesquisa eleitoral Consult/Tribuna do Norte, e reforçado pelo diretor da empresa, Paulo de Tarso, durante entrevista ao programa Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan News Natal, durante a manhã desta quarta-feira (25).
Paulinho disparou
Segundo a pesquisa Futura/Exame, Paulinho Freire tem 39,1%, Carlos Eduardo, 29,2%, Natália Bonavides, 17,1%, Rafael Motta (Avante) tem 3,2% e os demais candidatos somaram menos de 1%. Os votos brancos e nulos totalizam 5,7%, e 4,8% dos eleitores se declaram indecisos, em Natal. Segunda rodada da pesquisafoi realizada entre 19 e 23 de setembro com 600 eleitores da capital potiguar. A pesquisa foi registrada no TSE como RN-06814/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 19 e 23 de setembro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Affare
A pesquisa sobre as eleições de Natal realizada pelo Instituto Affare, do grupo Interjato, referência nacional em trekking eleitoral, na estimulada aponta crescimento e liderança de Paulinho Freire com 33,6%, Carlos Eduardo tem 27,5%, Natália Bonavides 22,1%, Rafael Motta 7,1%, Nando Poeta 1% e Heró 0,9%. Já 5,8% não sabe e 2% branco ou nulo. A pesquisa foi realizada dos dias 16 a 21 de setembro, com 800 entrevistas, margem de erro de 3,5% e registro no TSE: RN-03175/2024.
Acompanhamento
O “tracking eleitoral” é uma metodologia de pesquisa quantitativa que tem ganhado destaque nas campanhas eleitorais. Esse tipo de pesquisa é realizado com curta periodicidade, permitindo acompanhar a evolução das intenções de voto ao longo do tempo. É frequentemente utilizado para medir o desempenho de candidatos e entender a dinâmica da eleição.
Parnamirim
Mais uma pesquisa confirma empate em Parnamrim. Pesquisa Quallitá aponta Salatiel com menos de 1% para Nilda. A pesquisa Quallitá, na quarta-feira (25), trouxe um cenário de empate técnico entre os dois principais candidatos que disputam a eleição para prefeitura da cidade. Na espontânea, Profª Nilda e Salatiel têm menos de 1% diferença, com 32,66% e 32%, respectivamente. O instituto Quallitá realizou a pesquisa nos dias 21 e 22 de setembro e registrou o levantamento no TRE sob número RN-06911/2024. Foram entrevistados 600 eleitores, margem de erro é de 3,99% e o nível de confiança é de 95%.
Direito ao voto
O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) fez um apelo, na sessão da quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa, à Secretaria de Segurança Pública do Estado, sobre a distribuição de policiais militares no dia das eleições. Azevedo apelou para que os militares com domicílio eleitoral na capital, não sejam destacados para garantir a segurança do pleito em cidades do interior distantes de Natal. “Seria um absurdo total”, afirmou o parlamentar, alegando que os profissionais da segurança pública são cidadãos e precisam exercer o direito à cidadania. “Quem vota em Natal que fique em Natal”, concluiu Coronel Azevedo.
Insegurança
A deputada Cristiane Dantas (SDD) também abordou o tema da segurança pública em relação às eleições de 6 de outubro. Ela criticou a pasta do Estado por ter retirado, sem substituição, 7 policiais militares dos quadros do município de São José de Mipibu. “Estamos no mês de eleições, em que estamos tendo eventos políticos todos os dias”, afirmou Cristiane, chamando atenção para a falta de segurança.
Não ao ICMS de 20%
Ainda criticando o Governo do Estado, a deputada trouxe à discussão a matéria do Executivo que pede a volta da alíquota de 20% na cobrança do ICMS. “Eu já me coloco contrária a esse aumento independente do que esteja atrelado ao servidor público”, concluiu Cristiane.
Janja Palestina
A primeira-dama Janja Lula da Silva usou na terça-feira (24) um casaco com bordado típico da Palestina na abertura da 79ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, nos Estados Unidos. A peça foi um presente da Embaixada da Palestina no Brasil. Janja e o Lula (PT) são publicamente a favor da causa palestina. Em seu 9º discurso como chefe de Estado no evento da ONU, o petista voltou a defender a causa e fez uma saudação à presença da comissão palestina no local.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.