Notas e Comentários – Tribuna do Norte

Notas e Comentários – Tribuna do Norte
Publicado em 28/10/2024 às 2:44

[ [email protected] ]

Dê olho em 2026
O jogo virou. Passado o pleito de 2024 começa o de 2026. Cinco candidaturas estão no contexto. Walter Alves (MDB), Álvaro Dias (Republicanos), Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (Podemos) e Allyson Bezerra (Podemos). A cena política é rápida. Não há espaço para omissão. A turma corre para ocupar espaços e 2026 é logo ali. Destes pré-candidatos pode até ser que surja uma novidade, o que é pouco provável no espectro político atual, tendo em vista que não há margem de manobra de negociações entre as seis candidaturas postas. Destes nomes, apenas Walter, atualmente, está no enfraquecido palanque do PT de Fátima.

Pesquisas

A campanha eleitoral termina em Natal com mais um vexame de alguns institutos de pesquisa. Na ânsia de atender a outros interesses, tiveram a coragem de colocar até mesmo Natália Bonavides na frente da disputa. Algo que, como se viu no resultado final, ficou longe da realidade. Já passou da hora de colocar ordem nisso. Cabe agora ao Congresso Nacional debater o tema para evitar que se repita nas próximas eleições. Virou um verdadeiro mercado de interesses.

Joio do trigo

Mas, há também os institutos que merecem aplausos ao final de mais um pleito. Entre eles, destaque para a Consult, que em parceria com a Tribuna do Norte realizou três levantamentos neste segundo turno da capital. O último, publicado na véspera da eleição – no sábado (26) -, adiantou o resultado para os leitores da TN. A pesquisa, que tinha 3,% de margem de erro, apontou vitória de Paulinho com 56,7%, e ele obteve 55,34%. Já Natália, a pesquisa apontou com 43,3%, e ela teve 44,66%. Credibilidade não se conquista com gritaria em redes sociais nem com cancelamentos visando outros interesses.

Jornalismo profissional

Importante registrar ainda que esta TRIBUNA DO NORTE foi alvo permanente de militantes virtuais nesta campanha eleitoral na tentativa de descredibilizar o jornalismo profissional deste veículo, maior produtor de conteúdo do estado. Mais uma vez, resistimos, mantendo a qualidade jornalística que o leitor já é acostumado a encontrar por aqui. Afinal, são 74 anos acompanhando a democracia potiguar. Que venham as próximas eleições.

Vitória

Paulinho Freire (União Brasil) foi eleito prefeito de Natal. Ele derrotou a candidata do PT, Natália Bonavides, na disputa do 2º turno. Para as classes produtivas um alívio. Paulinho é empreendedor e defensor da iniciativa privada. Contra invasão da propriedade privada seja em áreas urbanas ou rurais. Tudo que Natália defende. Resta saber qual o reflexo disso tudo para a imagem da candidata nas próximas eleições.

Jair

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi a Goiânia no domingo para apoiar seu candidato a prefeito na cidade, Fred Rodrigues (PL). Após acompanhar o aliado votar em uma seção eleitoral da cidade, o ex-chefe do Palácio do Planalto fez acenos ao governador Ronaldo Caiado (União) e não descartou estarem do mesmo lado nas eleições presidenciais de 2026, a despeito das rusgas na disputa municipal deste ano.

Abuso

Os ministros do governo Lula, os presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado e os comandantes militares já desfrutaram este ano de 1.303 voos nos jatinhos do Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira (FAB). É um privilégio que suas excelências amam. O campeão na utilização dessa regalia é o presidente do STF, Luis Roberto Barroso: foram 104 viagens por conta do pagador dos impostos que bancam essas e outras no Brasil.

Resposta O PSol é pela saidinha de criminosos, pela descriminalização das drogas, pelo desencarceramento em massa, inclusive com projeto de anistia dos presos por tráfico com menos de 40g de maconha; sempre foi pela desmilitarização da segurança pública. Qual a novidade? Fim da hipocrisia e assumam suas bandeiras. Ou viraram conservadores na véspera eleitoral? Natália assinou o projeto e oficiais da PM apoiando esse tipo de política nas redes. Lamentável.

Gratidão O empresário Ricardo Bezerra fez uma homenagem ao publicitário e marqueteiro Alexandre Macedo, que capitaneou a campanha de Paulinho Freire (União). Para quem não sabe Paulinho e Ricardo foram sócios quando jovens de boate Apple, em Ponta Negra. Depois do Forró Classe A, Destaque e Carnatal. Ricardo postou nas redes sociais um post it na foto da capa do livro de Alexandre Macedo: “Sem medo de ser marqueteiro”, destacando que recém-lançado o livro já precisa de atualização. Quem venha a segunda edição.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.