Notas e Comentários – Tribuna do Norte
Abusos do PT
O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) afirmou que estuda ir à Justiça para denunciar abusos supostamente praticados por Natália Bonavides (PT) durante a disputa pela Prefeitura de Natal, contra Paulinho Freire (União Brasil), que teve o apoio de Álvaro Dias e foi eleito prefeito. Álvaro tem declarado nas entrevistas em que tem participado que a petista se beneficiou de atos de assédio eleitoral e que usou fortemente as “máquinas” do Governo do Estado e do Governo Federal. “Quem está de fora não vê, não percebe a estrutura poderosa que estava por trás de Natália. Natália usou a máquina do Governo do Estado e usou a máquina do Governo Federal para alavancar a candidatura dela. Nós estamos recebendo algumas denúncias e estamos fazendo a apuração. Podere-mos entrar na Justiça contra vários artifícios que, segundo informações e denúncias que chegaram até nós, foram utilizados por ela”, destacou Álvaro.
Mentiras do PT
“Nunca imaginei que uma campanha pudesse disseminar tantas mentiras”, disse a vice-prefeita eleita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), ao criticar a quantidade de desinformação divulgada durante a disputa do segundo turno pela coligação da can-didata petista, Natália Bonavides. Ela alegou que a campanha da deputada federal Natália espalhou inverdades e considerou as ações uma tentativa de manipulação política.
Girão comemora
O deputado federal General Girão celebrou o crescimento do Partido Liberal (PL) nas eleições municipais de 2024, ressaltando a força da legenda, que obteve 517 prefeituras, 515 vice-prefeituras e 4.924 vereadores em todo o país. “Estamos retornando ao caminho certo. O caminho do bem e da consciência moral e ética do Brasil. 2026 é logo ali”, declarou Girão, desta-cando a importância do PL no cenário político atual e o potencial do partido para a próxima disputa presidencial.
Vitórias
Com 16 vitórias em municípios com mais de 200 mil eleitores, incluindo quatro capitais, o PL se consolida como uma das maiores forças políticas do Brasil, governando uma população de mais de 26 milhões de pessoas. Em comparação, o Partido dos Trabalhadores (PT), com 252 prefeituras e uma capital (Fortaleza-CE), administrará uma população de 10 milhões.
Périplo de Prates
Enquanto termina o seu período de quarentena, o ex-Presidente da Petrobrás Jean Paul Prates tem sido convidado a participar de encontros internacionais. Apesar de não haver impedimento para dar palestras ou aulas, o ex-senador pelo RN tem participado de reuniões em caráter privado. Nas últimas semanas, esteve em Paris, Roma, Dubai e, neste momento, encontra-se Riad (Arábia Saudita), onde foi recebido por autoridades do governo e fundos de investimento. Na semana que vem, se encontrará com lideranças de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, e volta a Natal.
Eleição na OAB
Carlos Kelsen (chapa 10), Rossana Fonseca (chapa 20) e Fernanda Braga (chapa 30) são os candidatos inscritos para a OAB/RN. As eleições para a diretoria da OAB/RN e Caixa de Assistência (CAARN), serão realizadas no dia 25 de novembro Além da presidência, o processo vai eleger também os conselheiros seccionais titulares e suplentes, os conselheiros federais pelo RN.
Estradas
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), solicitou uma série de ações em saúde, segurança e infraestrutura para municípios localizados na região do Mato Grande potiguar. Em requerimento enviado ao Governo do Estado, o parlamen-tar solicita o recapeamento asfáltico e a realização de roço no trecho rodoviário da RN-023, que liga Touros e João Câmara. Além disso, sugeriu obras de pavimentação asfáltica na RN-263, no trecho entre Pureza e o entroncamento da RN-023, no acesso a João Câmara.
De São Paulo
O deputado Guilherme Bou-los (Psol), adversário do pre-feito reeleito, Ricardo Nunes (MDB), teve mais votos em quase todas as seções eleitorais dos presídios e casas de detenção de São Paulo. Boulos recebeu 72% dos votos válidos, ante 20% de Nunes. O prefeito se reelegeu no domingo (27), com 3.393.110 votos, 59,35% dos válidos, no 2º turno das eleições de 2024. Guilherme Boulos (Psol) teve 2.323.901 votos (40,65% dos válidos). No Internato Pirituba e no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros 4, Nunes não recebeu um voto sequer. Não precisa dizer mais nada sobre para quem o Psol trabalha.
De Mossoró
Thiago Marques (SDD) é o candidato à presidência da Câmara Municipal de Mossoró, do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Dos sete vereadores reeleitos pelo União, cinco votarão em quem o prefeito mandar, no caso em Thiago.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.