Nova onda de frio polar deve chegar ao Acre na próxima semana, prevê Friale
Uma nova onda de frio polar deve atingir o Acre na próxima semana. Segundo previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale, uma nova alta pressão atmosférica significativa está prestes a se formar na região mais ao sul da América, o que torna bastante provável a chegada dessa nova frente fria ao estado acreano.
Esta semana, até o próximo domingo, 28 de julho, será marcada pelo tempo firme, quente, seco e ensolarado, com noites estreladas e amenas no Acre. A probabilidade de chuvas rápidas e pontuais é muito baixa, especialmente no vale do Juruá.
O ar seco que predomina sobre o estado é resultado da incursão de uma intensa massa de ar frio de origem polar, que começou a atuar no último dia 12 de julho.
Baixa umidade
Friale alerta para a baixa umidade relativa do ar, que deve prevalecer esta semana na maior parte do Acre, principalmente no leste e no sul do estado, onde estão localizados municípios como Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira.
As estimativas indicam que, a partir desta quarta-feira, 24, os percentuais mínimos de umidade no período da tarde devem ficar entre 20% e 30%, caracterizando um estado de atenção para a saúde. Durante o fim da noite, os percentuais poderão ficar abaixo de 45%.
No próximo fim de semana, a umidade poderá cair ainda mais, chegando abaixo de 20%, o que caracteriza um estado de alerta. Por isso, é recomendado ingerir muito líquido, evitar exposição ao sol e exercícios físicos intensos. Friale também sugere umidificar os ambientes.