Nunes dançou – Tribuna do Norte
Leandro Mazzini
Com Equipe DF, SP e RJ
O clã Bolsonaro está totalmente fechado eleitoralmente com Pablo Marçal (PRTB) para a prefeitura de São Paulo, apesar de não ter abandonado o prefeito Ricardo Nunes (MDB). O maior objetivo da família é derrubar Guilherme Boulos (PSOL) e bloquear a ascensão do PT novamente à gestão municipal. O crescimento meteórico de Marçal nas pesquisas que chegam ao PL é visto como inevitável, com indicativos de que ele ganha de qualquer candidato em eventual 2º turno.
A situação pró-Marçal, até há dias tímida, se fortaleceu ontem nos grupos de whatsapp dos bolsonaristas (muitos deles mandatários, grandes empresários e militantes importantes), o que deixou Nunes mais rifado. Essa turma prepara uma baita vaia ao prefeito no ato do 7 de Setembro na Av. Paulista. O racha é iminente. A cúpula do MDB já alertou a Nunes para ele não aparecer e, se não for ao 2º turno, anunciar apoio ao Boulos, seguindo a executiva nacional mais alinhada ao presidente Lula da Silva. A campanha, enfim, começou a ferver.
Varredura
A Praça dos Três Poderes amanheceu na segunda-feira (2) totalmente cercada, inclusive os anexos dos ministérios, do Congresso e do STF, para os preparativos do ato cívico de sábado. O desfile é a justificativa para a varredura que será feita em todas as dependências do Congresso Nacional na sexta-feira, incluindo os gabinetes dos parlamentares. Os servidores serão dispensados do ponto.
Será que vai?
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou requerimento do deputado Osmar Terra (MDB-RS) para que o ministro da Justiça e Segurança de El Salvador, Gustavo Villatoro, a convite, explique o Plano de Segurança de Controle Territorial adotado pelo presidente Nayib Bukele.
De quem sabe
Enquanto as campanhas eleitorais ocorrem a pleno vapor, contadores de todo o País – muitos deles trabalham para prefeitos e vereadores – vão se reunir em Balneário Camboriú (SC) para discutir governança, transparência e eficiência das administrações públicas. Será na segunda (9), no 20º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos, Gestores e Contadores Públicos, organizado pelo conselho da classe.
Mercosul em risco
Na reunião do Mercosul em Montevidéu, na segunda, o chanceler Mauro Vieira não ficou isolado apenas por conta da postura do Brasil sobre a Venezuela. Foi obrigado a balançar a cabeça ouvindo os chanceleres da Argentina e Uruguai defenderem, juntos, a flexibilização das regras do bloco: os dois países querem firmar acordos fora do Mercosul – o que pode matar o conselho. O Uruguai quer abrir tratado com a China.
Batom no caixa
Estudo da ABF enviado à Coluna aponta que mulheres já são maioria no franchising (51%). Nas redes franqueadoras, a participação subiu de 46% para 57% entre 2015 e 2024. A presença delas nos cargos de liderança das franqueadoras foi de 19% para 29% no período analisado.
ESPLANADEIRA
#Sicredi capta R$ 1,6 bilhão para apoiar empresas lideradas por mulheres. #Logitech Estoca chega a 5 milhões de pedidos entregues em 4 anos. #Ingrid Zavarezzi assina o roteiro da série “Estranho Amor”, sobre violência contra mulher. #Abertas as inscrições para a 10ª Conferência Nacional da Apraxia de Fala na Infância. #Riocentro recebe Congresso Mundial de Mieloma, 1ª edição do evento na América do Sul. #Organizado por Henrique Esteves, Goiânia será palco do 6º Congresso de Direito Empresarial do Centro-Oeste.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.