O que é recidiva do câncer? Entenda o que aconteceu com Preta Gil – ac24horas.com
A cantora Preta Gil revelou que foi diagnosticada com câncer em quatro regiões diferentes durante a remissão do tumor no intestino. A recidiva da doença, infelizmente, é comum e costuma acontecer devido às células cancerígenas que não foram completamente eliminadas durante o tratamento inicial ou por causa do surgimento de novas células cancerígenas.
Segundo a médica Vanessa Prado, o tempo da descoberta do diagnóstico vai impactar na eficácia do tratamento contra a evolução e o reaparecimento do tumor. “Tem câncer que se cura com a cirurgia, mas vai depender do momento do diagnóstico, quanto mais tempo se postergar, mais chances de ter metástase e recidiva do tumor”.
“No caso da Preta Gil, como eu pude entender, não foi um diagnóstico tão imediato. Ela mesma disse que foi deixando, viu o sangramento e demorou para procurar ajuda. Quanto mais cedo procurar ajuda, mais chances de ter a cura total”, reforça.
Já o cirurgião Rodrigo Barbosa acrescenta que a recidiva também pode acontecer devido às células cancerígenas que não foram completamente eliminadas durante o tratamento inicial ou devido ao surgimento de novas células cancerígenas que se desenvolveram a partir de mutações genéticas.
A metástase é o processo em que as células cancerígenas se espalham para outras partes do corpo, formando novos tumores. Isso pode ocorrer através da corrente sanguínea, do sistema linfático ou por invasão direta de tecidos próximos. A metástase é uma das principais razões pelas quais o câncer se torna mais difícil de tratar e pode levar a um prognóstico mais grave.
“No caso da Preta Gil, a presença de metástases em linfonodos, peritônio e ureter indica que as células cancerígenas se espalharam para além do local original do câncer no intestino”, acrescenta o especialista.
Tratamento e prevenção
A cirurgiã Vanessa comenta sobre como é o tratamento do câncer a partir do momento em que o paciente descobre novamente o diagnóstico. “Isso varia de acordo com a recidiva, se foi local e tem indicação de cirurgia, a gente faz a cirurgia. No caso dela, além da cirurgia, foi indicado a quimio e a radioterapia. Então, dependendo da linhagem do tumor, do tipo celular e do local é indicado um tratamento”.
“Se o paciente tem sangue nas fezes, bolinha na região do ânus ou dor para evacuar, ele precisa procurar um especialista, não pode deixar… Tem que fazer exames preventivos de cólon, reto e ânus, que começam a partir de 45 anos. Se tem pai, mãe ou parente próximo que sofreram com esse tipo de câncer, tem que começar o preventivo dez anos antes”, completa a especialista.
O médico Rodrigo Barbosa destaca ainda cuidados diários que também podem auxiliar na prevenção do reaparecimento do tumor. “Manter um estilo de vida saudável, evitar o tabagismo, praticar atividade física regularmente e manter uma alimentação balanceada podem ajudar a reduzir o risco de recidiva do câncer”.