Odon Jr destaca momento econômico de Currais Novos e faz balanço da gestão
Com mais de 80% de aprovação, o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), está próximo de finalizar o seu segundo mandato à frente da gestão do município. Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal, ele fez um balanço dos oito anos como prefeito, elencando avanços na saúde e na educação, destacando a fase atual que vive o município. Segundo o prefeito, Currais Novos vive o seu melhor momento nos últimos 50 anos, do ponto de vista econômico.
“A gente viveu o ciclo do gado, do algodão, da scheelita e agora estamos vivenciando a implantação do ciclo do ouro. A gente pode dizer assim, que a implantação da mineração ouro tá gerando dois mil empregos nesse processo e vai ficar em torno de mil empregos diretos durante talvez um ciclo de 20 anos no municípios. Empregos que tem uma média salarial acima da média normal da nossa região que favorece muito a economia”, detalhou o prefeito de Currais Novos.
Odon também destacou outros pontos que favoreceram esse cenário econômico em Currais Novos, como o Complexo Eólico Serra do Tigre, que terá Currais Novos como o canteiro central que engloba os municípios de São Tomé e Campo Redondo, Picuí e Coronel Ezequiel. Na área da saúde, ele ressaltou questões como a implantação da unidade da Liga Contra o Câncer no município, ampliação do Hospital Regional e a chegada de clínicas particulares na cidade.
Uma conquista destacada durante sua gestão foi o reconhecimento internacional do Geoparque Seridó pela UNESCO, que proporcionou uma visibilidade ao turismo do interior do Rio Grande do Norte, e além disso, complementa a economia e cria uma identidade regional, segundo o prefeito do município do Seridó. Recentemente, Currais Novos foi sede da 20ª edição da Ruraltur, a maior feira de turismo rural do Brasil.
“São características geológicas e naturais singulares. Você não vai ver aquela formação geológica em nenhum outro canto do planeta. Tem uma identidade de importância para a humanidade e a partir desse mapeamento, o que se faz? Geoturismo, geoeducação e conservação desses espaços. A partir disso começa se criar renda, histórias e um fluxo de pessoas. A gente tem um turismo muito pedagógico, digamos assim, universidades do país visitam para conhecer nossa identidade geológica, escolas do estado e fora do estado criam roteiros. No meio disso as pessoas se hospedam, conhecem a nossa gastronomia, nossa história e outros pontos de valor histórico e turístico”, ressaltou o prefeito de Currais Novos.
Na educação, Odon Júnior destacou os avanços na área durante a sua gestão, que está deixando duas escolas de ensino em tempo integral para Currais Novos. O município foi o 14º colocado do Rio Grande do Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em rede de educação, sendo o melhor colocado entre municípios de 30 mil habitantes para cima.
“Eu tenho escola rural no último IDEB que ela foi a segunda melhor escola pública de ensino fundamental e anos iniciais do Rio Grande do Norte. Tivemos outra que foi terceiro lugar de ensino fundamental, já era uma escola urbana de uma bairro da cidade. Então, a gente tem algumas experiências exitosas que tentamos pegar e reproduzir de uma forma geral”, detalhou Odon.
Assista a entrevista completa no programa Tribuna Livre da Jovem Pan News Natal