Ordem judicial se cumpre – Tribuna do Norte
Notas & Comentários
[email protected]
Em um passado recente, era comum ouvirmos de políticos brasileiros a afirmação de que “ordem judicial não se discute, se cumpre”. Mas, esta máxima vem ganhando contornos cada vez mais preocupantes para uma democracia. O exemplo mais recente veio do Idema. O poderoso órgão ambiental potiguar decidiu menosprezar a determinação judicial que o obrigava a emitir a licença ambiental para a engorda de Ponta Negra, e aguarda uma posição da Procuradoria Geral do Estado enquanto segue com sua lenta análise das respostas da Prefeitura. Detalhe: o próprio Instituto já afirmou que os esclarecimentos foram considerados satisfatórios. Enquanto isso, sempre é bom lembrar, a praia de Ponta Negra segue sendo destruída diariamente pela força do mar, que aos poucos vai também extinguindo nosso principal cartão postal, o Morro do Careca, cada vez mais parecido com uma falésia. Ao ignorar a decisão da Justiça, o Idema acaba também aumentando a especulação (?) de influência política onde deveria existir somente análise técnica.
CPI dos ‘amigos de Lula’
As suspeitíssimas benesses conferidas aos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da J&F, JBS etc., entraram na mira de deputados federais, que correm para coletar assinaturas, instalar a CPI e investigar a edição da Medida Provisória 1232/24 e a relação dos irmãos com o alto escalão do governo Lula (PT). “Fazer ‘esquema’ está no DNA dos governos do PT. Foi assim no passado e os maus exemplos, como esse, estão se repetindo no presente”, conclui Ricardo Salles (PL-SP), autor do pedido.
Amigos do rei
A MP reforçou caixa da Amazonas Energia permitindo pagamento para termoelétricas recém-compradas pela Âmbar Energia, dos dois irmãos. “Não é possível admitir que uma MP seja editada para o exclusivo benefício de amigos do presidente Lula”, destaca o pedido de CPI. As 17 reuniões com membros do Ministério de Minas e Energia, incluindo o ministro, e omitidas da agenda, também entraram na mira da CPI.
Seridó
A região do Seridó potiguar motivou a apresentação de uma série de requerimentos pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os ofícios buscam investimentos em infraestrutura, saúde, habitação e segurança, entre outros, para diversas cidades. A primeira solicitação é por uma operação tapa-buracos no trecho rodoviário da RN-041 e da RN-087 que ligam os municípios de Currais Novos a Lagoa Nova. A falta de manutenção nos últimos anos e o consequente desgaste do asfalto com o aparecimento de buracos tem dificultado o tráfego e coloca a população em risco. A RN-041 é a principal responsável pelo escoamento de castanhas de caju, mandioca e hortaliças produzidas em Lagoa Nova.
Memes
Os memes que relacionam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a um aumento de impostos não param. Mais de 100 sátiras foram compartilhadas nas redes sociais, e pelo menos duas foram exibidas nos telões da Times Square, em Nova York (EUA).
Haddad
As críticas se intensificaram durante a análise do PLP (Projeto de Lei Complementar) 68 de 2024, que regulamenta a reforma tributária. Os internautas também mencionam o fim da isenção das compras em plataformas internacionais de até US$ 50.
Taxador
Haddad virou “O Taxador do Futuro”, “Walter Taxagrande”, “Taxado de Assis”, “Rombocop” e “Taxad”. Análise da Agência Bites mostra que 320 mil de quase 2 milhões de posts nas redes mencionando o ministro em 2024 foram veiculados na terça-feira (16) e quarta-feira (17). É o maior pico de menções ao petista.
Convenção
O PL, em Mossoró, realizará convenção na sexta-feira (26), no auditório do Hotel Villa-Oeste. Vai homologar a candidatura de Genivan Vale à Prefeitura e uma chapa proporcional com 22 nomes à Câmara Municipal de Mossoró.
Chapa
Genivan Vale ainda não definiu nome para ser vice. Se depender do PL, o nome mais provável é do vereador Tony Fernandes, que ainda mantém a pré-candidatura a prefeito pelo Avante. Tony também é cotado para a chapa de Lawrence Amorim (PSDB).
Vices
Dos pré-candidatos a prefeito de Mossoró, apenas Victor Hugo, do Partido da Unidade Popular pelo Socialista, definiu o vice: estudante Renan Marrocos. Já o prefeito Allyson Bezerra (União) está entre Marcos Bezerra e Paulo Linhares, do PSD. E Lawrence Amorim (PSDB) espera pelo rosalbismo.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.