Paulinho Freire lidera com 56,7% das intenções de votos
Às vésperas do segundo turno das eleições municipais em Natal, a última pesquisa eleitoral do instituto Consult/TRIBUNA DO NORTE aponta que o candidato do partido União Brasil a prefeito de Natal, deputado federal Paulinho Freire, mantém a preferência do eleitorado com 56,7% dos votos válidos, num crescimento de 0,6 ponto percentual em comparação com o último levantamento da Consult, divulgado na quinta-feira (24). Enquanto isso, Natália Bonavides (PT) caiu 0,6 ponto percentual e está com 43,3. A vantagem de Paulinho contra a adversária a um dia do pleito subiu para 13,4 pontos.
O levantamento é divulgado no último dia do prazo permitido pela Justiça Eleitoral. Na pesquisa estimulada, quando o instituto apresentou os nomes dos candidatos, Freire manteve a liderança com 51,1% das intenções de votos dos 575 mil eleitores natalenses, contra 39% de Natália.
Nessa amostragem, 6,2% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 3,7% disseram que não sabiam em quem votar. Nesse caso, cresceu o percentual dos que não pretendiam votar em ninguém na última pesquisa da Consult, que estava em 5,2%, ao passo que caiu o dos indecisos que somavam 4,6%.
Vantagem
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistadores não citam nenhum nome, Paulinho Freire também sai na frente e abre uma vantagem de 12,3 pontos ficando com 46,8% das intenções de votos. Outros 34,5% preferem a candidata do PT. Neste cenário, Paulinho também aumentou a vantagem que antes era de dez pontos. Na pesquisa não estimulada, os eleitores que não querem votar em nenhum dos dois somam 5,5% e os indecisos são 13,2%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-02658/2024 e a etapa em campo ocorreu entre os dias 23 e 25 de outubro. Os resultados do levantamento estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3,1%, com confiabilidade de 95%. A exemplo de todas as outras sondagens eleitorais, no primeiro e segundo turnos, foram ouvidas 1000 pessoas pela Consult.
Entre os entrevistados, 55% são do gênero feminino e 45% do gênero masculino. É a terceira pesquisa Consult/TRIBUNA DO NORTE no segundo turno das eleições em Natal. A primeira pesquisa foi divulgada no último dia 17 e a segunda na quinta-feira passada, dia 24.
Rejeição a Natália Bonavides sobe de 51,9% para 53,7%
A rejeição da candidata do PT, Natália Bonavides, subiu de 51,9% na pesquisa do último dia 27 para 53,7% na atual divulgada a um dia da eleição. Quanto ao nível de rejeição do candidato Paulinho Freire (União), o índice caiu de 40.5% para 39,6%.
Esse é o recorte de eleitores que afirmam “não votar de maneira nenhuma” no candidato citado. Neste cenário, 10,4% disseram que poderão vir a votar em Paulinho neste domingo. No caso de Natália o percentual é semelhante, 10,3%.
A certeza do voto também foi testada. Quando questionados se votaria “com certeza” em Natália Bonavides, 35,3% garantiram que sim. Já Paulinho Freire teve a certeza de 49% dos eleitores entrevistados.
Para 52,1% dos entrevistados Paulinho será eleito prefeito
Além disso, os eleitores foram questionados sobre a percepção de vitória nos dois candidatos. Neste caso, a pesquisa Consult perguntou quem a pessoa acha que vai ganhar as eleições neste domingo, independente da sua intenção de voto. Para 52,1% Paulinho Freire será o novo prefeito de Natal.
Outros 32,8% acreditam que seja Natália a vitoriosa e 15,1% não souberam dizer. Essa percepção se manteve praticamente estável em relação à última pequisa, quando 52,9% acreditavam na vitória de Paulinho e 32,2% na de Natália, enquanto 14,9% não sabiam responder. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RN-02658/2024 e a etapa em campo ocorreu entre os dias 23 e 25 de outubro.