Paulinho Freire, o novo prefeito da capital do Rio Grande do Norte
Os natalenses escolheram neste domingo (27) o empresário Paulo Eduardo da Costa Freire, do Partido União Brasil, para governar a cidade pelos próximos quatro anos. Ele disputou com a advogada Natália Bonavides, do Partido dos Trabalhadores (PT). Ambos são deputados federais eleitos em 2022. No primeiro turno, que ocorreu em 6 de outubro, quando compareceram às urnas 430.453 eleitoras e eleitores (74,78%), e a abstenção foi de 145.176 (25,22%), Paulinho confirmou o que as pesquisas apontavam ficou em primeiro lugar com 44,08%, o que representa 171.146 votos.
Nas pesquisas eleitorais, ele apresentou constante crescimento superando o que se apresentava como favorito, candidato Carlos Eduardo Alves (Avante) e Natália, que ficou em segundo lugar. Já no segundo turno, Paulinho apareceu à frente das pesquisas em quase todos os levantamentos que foram realizados.
O prefeito eleito de Natal é empresário, natural de Natal e assumirá a prefeitura da capital potiguar aos 60 anos. Filho de Zilson Eduardo Freire e Evani da costa freire, é pai de Marina freire e Fernando Freire e companheiro da vereadora reeleita Nina Souza (União Brasil). Ele é reconhecido na iniciativa privada na área do entretenimento enquanto sócio da Destaque Promoções e Eventos (1988-2022), empresa que criou uma das maiores micaretas do país, o Carnatal.
Sua atuação na política começou ainda quando era estudante do Colégio Marista. Em 1992 foi eleito para seu primeiro mandato de vereador pelo PMDB, se reelegendo em 1996 e 2000 pelo PSDB e PSB, respectivamente.
De 1997 a 2002 ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Natal, mas abdicou do cargo para assumir o mandato de deputado estadual, eleito em 2002. Em 2008 ganhou a eleição no primeiro turno como vice-prefeito de Natal pelo PP na chapa com Micarla de Sousa, que era do PV. Contudo, em 31 de outubro de 2012, a Prefeita Micarla de Sousa foi afastada do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, acusada de envolvimento com a Operação Assepsia, um suposto esquema de corrupção na Secretaria de Saúde de Natal. Com isso, Paulinho foi empossado prefeito, mas só permaneceu no cargo até 13 de dezembro, uma vez que precisou renunciar para ser diplomado vereador pois havia sido eleito para a Câmara novamente. naquele ano.
Em 2016 o mandato no legislativo natalense foi mais uma vez renovado pelo Solidariedade (SD). O mesmo ocorreu em 2020, sendo reeleito pelo PDT. De 2019 a 2022 Paulinho voltou a presidir a Câmara Municipal e renunciou ao mandato após ser eleito deputado federal em 2022 pelo União Brasil.
No meio esportivo, o empresário é reconhecido pela atuação como conselheiro do América Futebol Clube. Em 2018 foi eleito vice-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).
Na Câmara Federal sua atuação tem se destacado pela oposição às pautas do governo Lula, mais voltada para o espectro político da direita, em consonância com os posicionamentos dos grupos bolsonaristas. Nas pautas de maior repercussão, por exemplo, Paulinho foi a favor de acabar com as saídas temporárias de presos e de aumentar as penas de crimes de furto, roubo, receptação de produtos roubados.
Ele se posicionou favorável à criação dos cadastros de pedófilos e de agressores de mulheres, bem como ao impeachment do presidente Lula e do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Nas pautas do governo, foi contra o texto da Reforma Tributária do Governo e do retorno do Seguro Obrigatório DPVAT.
Paulinho recebeu o apoio pessoal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fez a abertura da campanha eleitoral dele em visita à Natal e outras cidades do estado no mês de agosto. Além disso, parlamentares como os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), também fizeram campanha para ele, assim como o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que sempre apareceu ao lado do candidato ao longo de todas a campanha no primeiro e segundo turno.
Nas eleições de 2024, Paulinho Freire concorreu pela coligação Bora Natal, integrada pelos Republicanos, pela Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania), pelo Progressistas (PP), pelo Podemos (Pode), pelo Solidariedade, pelo Partido Liberal (PL) e pelo União Brasil. Sua vice é Joanna Guerra (Republicanos), que até então assumia a gestão da Secretaria Municipal de Planejamento de Natal.
Novo prefeito, mas com atenção a atual gestão
Sem dúvidas, um dos principais feitos que caberá ao novo prefeito Paulinho Freire, será a conclusão de grandes obras que foram iniciadas na gestão do seu aliado, o prefeito Álvaro Dias. A capital do estado virou um canteiro de grandes obras, como no Centro de Natal, com a revitalização da rua João Pessoa, da avenida do Contorno e Pedra do Rosário, bem como a conclusão do processo de Parceria Público Privada do Complexo Turístico da Redinha.
Mas durante a campanha eleitoral desse ano dois problemas principais chamaram a atenção: transporte público e fila por vagas nas creches. Para os dois casos, o prefeito eleito, Paulinho Freire (União Brasil) apontou o que pretende fazer.
No caso da mobilidade urbana, ele prometeu construir nos próximos quatro anos a Via Mangue. Uma estrada de 7,5 km que será uma via alternativa à Av. Dr. João Medeiros Filho, interligando a ponte Newton Navarro e a Ponte Costa e Silva (Igapó). Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, durante a campanha, ele disse que trata-se de um investimento em torno de R$ 20 milhões, mas que o projeto já está pronto para ser inserido no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] ou pode ser feito via emendas parlamentares. A Via Mangue contará com quatro faixas e ciclovia.
Ele também garantiu que em sua gestão vai ser realizada a licitação dos transportes e retornar com as linhas que foram suprimidas durante a pandemia da Covid-19. Ainda no quesito transporte público, a gestão do novo prefeito deverá construir cinco terminais de transporte público coletivo, sendo três na Zona Norte, num modelo de centro de distribuição de viagens que integra o transporte com serviços públicos de outras áreas (saúde, esporte e lazer, assistência social) e áreas comerciais. Além disso, ampliar o sistema de binários, criando novas conexões e rotas alternativas.
A implantação de estacionamento rotativo com tecnologia de disponibilidade de vagas foi outra proposta apresentada por Paulinho, além de estudos de viabilidade para a construção da terceira ponte sobre o Rio Potengi.
Se cumprir o que prometeu, o novo prefeito vai ampliar a infraestrutura cicloviária em 150 km e implantar o sistema bike share (compartilhamento de bicicletas) em pontos centrais e turísticos da cidade.
Na educação, o Programa Fila Zero, foi apresentado como solução para acabar com o sorteio de vagas nas creches. Isso se dará, segundo prometeu, através de convênio com creches privadas até que sejam ampliadas as vagas na rede pública. Paulinho prometeu implantar quatro escolas de educação em tempo integral, atendendo as quatro regiões administrativas da cidade e criar um Centro de Referência em Educação Especial para atendimento no contraturno.
Como forma de levar inovação à educação municipal, disse que vai incluir e ampliar o uso da tecnologia digital para alunos e professores e implantar, em pelo menos 30% da rede municipal, o programa de robótica.
Já o Programa Escola Aberta sugere ocupar as crianças no contraturno escolar com atividades feitas através de parcerias com ONGS e outras instituições. Ao mesmo tempo, ele quer criar o Programa Educação para o Esporte.
Saúde
Para melhorar a saúde de Natal, Paulinho Freire prometeu a construção de novas Unidades Básicas (UBS), com foco em equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF), além de aumentar e padronizar os horários de atendimento à população de 100% dos equipamentos da Atenção Primária à Saúde (APS), estabelecendo o horário das 7h às 19h para funcionamento, além de adquirir mais quatro unidades de odontologia móvel.
Ele também disse que ampliaria as de Consultório de Rua para atender a população em situação de rua e que criaria o Centro Especializado em Saúde da Mulher, além de dois Centros Especializados em Reabilitação (CER), um CAPS Infantil e um CAPS III, para fortalecer a política de saúde mental.
As Parcerias com empresas públicas e privadas estiveram presentes em todas as áreas das propostas de Paulinho, seja para ampliar projetos de concessões de equipamentos públicos, seja para fortalecer os serviços básicos. Uma delas é para envio/entrega de remédios em casa. Além disso, ele quer criar a “Plataforma Inova Saúde”, para maior transparência, controle social e agendamento on-line de consultas médicas/ambulatoriais e exames laboratoriais.