Plataforma do agro de Roraima é o maior evento temático da Região Norte
No ano de 2022, o setor produtivo de Roraima voltou a ganhar destaque nacional com a retomada de um importante evento que é uma vitrine para o que há de melhor no Estado: a Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), que em 2024 chegou na 43ª edição.
Desde então, o evento tem sido o maior espaço de negócios para a agricultura familiar e indígena, agropecuária, indústria e comércio do Estado. Na multiplataforma do agro roraimense, o pequeno, médio e grande empreendedor tem espaço garantido para poder fechar negócios e aumentar o leque de clientes. Isso é refletido nos números das duas últimas edições.
O governador Antonio Denarium destacou que a retomada da Expoferr Show, após cinco anos de hiato e com nova configuração, atraiu novamente os olhares dos pequenos, médios e grandes empreendedores de Roraima, de outros Estados do Brasil e do mundo, mostrando o que Roraima possui de melhor.
“A Expoferr é, de longe, o maior e mais importante evento anual do nosso Estado e, a cada ano, ele tem se transformado em referência em todo o Brasil. Isso é resultado de um trabalho de quem acredita em uma Roraima mais próspera e boa para todos. A parceria com a Faerr [Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima] é importante para que a Expoferr seja essa vitrine que atrai investimentos que farão a diferença na nossa economia”, destacou.
Sucesso da Expoferr é refletido em resultados oficiais
Em 2022, a Expoferr Show fechou um saldo de R$ 355.528.622,00 em movimentação financeira, o que inclui vendas diretas nos stands do evento, comércio e leilões, entre outras atividades comerciais realizadas nos cinco dias do festejo. Esse quantitativo aumentou exponencialmente para cerca de R$ 710.946.412,00 na edição seguinte, o que representa um acréscimo de quase 100%.
Na edição de retomada do evento, cerca de 350 mil pessoas visitaram o Parque de Exposições Dandãezinho para prestigiar as exposições comerciais, animais e manifestações culturais locais e nacionais durante todo o evento. Na Expoferr Show de 2023, essa estimativa chegou a cerca de 505 mil pessoas, o maior público da história da feira, tendo média diária de 70 mil pessoas. O grande destaque da última edição foi a presença de 150 mil pessoas em apenas um dia de festejo.
A vitrine de negócios do evento contou, em 2022, com a presença de 100 expositores dos mais variados segmentos comerciais, além de 200 ambulantes atuando na feira. Esse quantitativo quase dobrou em 2023, quando o festejo contou com a participação de mais de 300 expositores e cerca de 400 ambulantes, ampliando o leque de serviços apresentados e oferecidos ao grande público.
Agora, na 43a edição, a expectativa é de resultados ainda maiores. O público poderá aproveitar shows nacionais e locais de alta qualidade dos mais variados gêneros musicais, exposição agropecuária, competições equestres e de rodeio, leilões, gastronomia regional, espaço para as crianças e as famílias, área de negócios e inovação, além de variadas manifestações culturais.
Expoferr Show atrai novidades para diversos segmentos comerciais em Roraima
Uma das características que tornam a Expoferr Show um evento único é o espaço oferecido para que empresas dos mais variados segmentos possam apresentar o que há de mais novo ou melhor para o grande público. De novas tecnologias para a produção agrícola e agropecuária à o que há de novo no mundo automobilístico, o que vale é surpreender o grande público.
O pecuarista e empresário rondoniense Wesley Gava apostou na visibilidade do evento para divulgar um pouco do portfólio oferecido pela empresa, focada em drones agrícolas, solução tecnológica que visa alcançar áreas maiores de pulverização de lavouras. Em atividade desde 2023 em Roraima, a empresa ganhou maior visibilidade com a participação na Expoferr Show, conquistando um novo mercado.
“Nós melhoramos nosso posicionamento no mercado, com expansão para os quatros cantos do Estado. Tivemos uma visibilidade gigantesca e uma amplitude para o segmento de agricultura, pois nossos clientes eram mais do segmento de pecuária. Estamos pretendendo sim voltar alcançar um número maior de clientes. No ano passado, estávamos com duas unidades em funcionamento e hoje temos cinco, com previsão de aumentar ainda mais. Hoje, Roraima é praticamente nosso principal mercado, mas atendemos outros estados”, explicou Gava.
A chegada de expositores de outros Estados e países é reflexo do trabalho realizado pelo Governo de Roraima nos quase seis anos voltado ao desenvolvimento da economia do Estado e a geração de emprego e renda. Esse trabalho perpassa políticas públicas focadas na atração de negócios, regularização fundiária e ambiental, crédito rural, infraestrutura e o empoderamento da produção rural, entre outras medidas.
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, ressaltou que a Expoferr Show é um espaço plural tanto para o público empresarial, quanto para o público geral, que busca sempre ambiente mais confortável e propício, que respeite cada público, sem perder de foco costumes, saberes e tradições.
“A Expoferr Show é um evento em que temos a participação da iniciativa privada, do poder público, dos povos e comunidades tradicionais de Roraima. É um espaço para onde trazemos a comunidade escolar, a academia para dentro do campo, para interagir com esse processo chamado agronegócio. É um momento em que todo o processo produtivo de Roraima, de qualquer segmento, fica em evidência. E juntamos todos esses fatores no Parque de Exposições com as atrações culturais e musicais para a população. É um momento de celebração e congregação do roraimense”, disse.