Primeira infância: o melhor momento para ensinar habilidades de vida

Primeira infância: o melhor momento para ensinar habilidades de vida
Publicado em 05/10/2024 às 6:18

*Claudia Waldmann

Quais são as principais competências que as crianças precisam adquirir na primeira infância? No mundo contemporâneo é extremamente necessário que os pequenos desenvolvam habilidades sociais e de vida para poderem enfrentar os desafios que terão pela frente com mais preparo emocional.

Atualmente não basta os pais se preocuparem somente com o desenvolvimento de habilidades cognitivas, intelectuais ou com o desempenho escolar. Afinal, os problemas que todas as pessoas enfrentam no dia a dia exigem uma série de conhecimentos nas mais diversas áreas: quantas vezes você precisou encontrar uma solução para um incidente inesperado no meio da rotina, ou teve que manter a calma apesar do nervosismo para seguir em frente com alguma atividade?

Portanto, habilidades como empatia, gentileza, organização das emoções, perseverança e foco na solução são imprescindíveis no mundo de hoje.  Mas, para isso, os pequenos precisam ter uma base familiar sólida. São os educadores, pais e responsáveis que podem ajudá-los a desenvolverem as “soft skills”, também chamadas habilidades de vida, para terem sucesso na constante adaptação a novas realidades, países, culturas, idiomas e costumes.

Um dos principais passos para ajudar as crianças a desenvolverem essas habilidades está na conversa e acolhimento, que devem ser feitos de forma lúdica para adaptar ao universo delas de maneira natural. Por meio de histórias ou brincadeiras, por exemplo, é possível incentivar a busca de soluções e auxiliá-las a lidar com os problemas diários. Sugerir a ativação de “superpoderes” como a coragem e a gentileza pode ser um caminho para que os pequenos aprendam a lidar com algum acontecimento na família, façam as pazes após uma briga com o colega ou descubram jeitos de enfrentar a insegurança na escola.

Em um mundo que exige cada vez mais capacidade de se adaptar às transformações recorrentes de cenário e de compreender a si mesmo diante do excesso de informações, as crianças – que um dia serão os futuros profissionais, líderes e governantes – precisam desenvolver inteligência emocional desde cedo.

*Claudia Waldmann é educadora parental, especialista em Desenvolvimento Infantil Integrativo e mentora familiar. Escreveu “O polvo das pernas coloridas” em coautoria com Rafaela Furlan.

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