Rogério Marinho sugere impeachment de Moraes

Rogério Marinho sugere impeachment de Moraes
Publicado em 13/08/2024 às 22:20

O senador Rogério Marinho se manifestou em postagem no Instagram sobre reportagem da Folha de São Paulo que apontou que o gabinete de Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou por mensagens e de forma não oficial a produção de relatórios a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas no inquérito das notícias falsas.

Para ele, o sentimento é de que “o rei está nu” e que “aquela impressão de imparcialidade foi por terra de uma vez por todas.” Diante da situação, ele aponta que a ideia do impeachment contra o ministro precisa ganhar força no Senado.“Sou senador da República e desde o primeiro dia disse que deveríamos estabelecer a normalidade democrática. Espero que agora exista comoção dentro do Senado para outros senadores assinarem um impeachment. O fundamento está na nossa cara. Esperamos que o presidente do senado abra esse procedimento para que possamos apurar e cumprirmos nosso papel como senadores”, disse ele.

Marinho destacou que se trata de uma situação delicada mas que comprova o que ele próprio tem pregado sobre o Senado lutar para trazer o equilíbrio entre as instituições democráticas sem uma sobrepor as prerrogativas das outras.

Leia a íntegra da postagem:

“O rei está nu!! Estamos avisando desde o início de nosso mandato! É imperioso o retorno à normalidade democrática. O devido processo legal, o juízo natural, o contraditório, a ampla defesa e a inércia do Judiciário são pilares da Constituição e da democracia. Um ministro do STF não pode agir como se estivesse acima da Constituição! Isso tem que parar! Basta! O Senado precisa se posicionar e cumprir seu papel, exigindo que o Ministro cumpra a Constituição, abrindo processo de impeachment!”