Rua Irmã Noêmia Amazonas – Folha BV
Antiga Rua DI-05, no Distrito Industrial.
A “Irmã” Noêmia Bastos Amazonas nasceu na cidade de São Luiz, capital do Estado do Maranhão, no dia 11 de novembro de 1931. Era filha do casal João Alves do Rego e Altiva do Rego. Casou-se com o senhor João Carlos Amazonas (já falecido) ex-policial civil do Território Federal de Roraima.
A Irmã Noêmia chegou a Boa Vista no dia 18 de setembro de 1948, quando tinha apenas 17 anos de idade. Seus estudos no Ensino Médio aconteceram na Escola Normal Monteiro Lobato. Educadora por formação, Noêmia lecionou por mais de 20 anos em várias escolas, oportunidades em que dirigiu algumas delas.
Líder espiritual e estudiosa da doutrina espírita, a irmã Noêmia (daí o tratamento de “Irmã”), foi a sócio fundadora em Boa Vista do Centro Espírita Lírio dos Vales, instalado à Avenida capitão Ene Garcez dos Reis (em frente à Praça das Águas), esquina com a Rua Ajuricaba. Em 1968, com a ajuda do marido João Amazonas, fundou o primeiro hospital filantrópico de Boa Vista, o Hospital Espírita João Lindoso, com mais de 20 leitos, atendendo pessoas de todos os recantos do Território Federal, que vinham pedir ajuda médico-espírita.
A Irmã Noêmia, com o apoio dos médiuns (pessoas com o dom de comunicação entre o mundo espiritual e material) praticava a caridade pura, sem fins lucrativos. O Hospital João Lindoso funcionou até 1994, quando parou de atender, devido à falta de apoio financeiro.
Na vida política, Noêmia Amazonas iniciou sua carreira em 1982, quando foi eleita vereadora na Câmara Municipal de Boa Vista, na 4ª Legislatura (de 1983 a 1988). Como vereadora, solicitou do Poder Executivo Municipal a construção de creches, recuperação de ruas, iluminação pública, programas voltados à saúde, entre outros benefícios.
Na primeira eleição para deputado estadual, no dia 3 de outubro de 1990, a Irmã Noêmia foi eleita pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Tomou posse no dia 01/01/1991 como Deputada Constituinte. E, com a promulgação da Constituição do Estado de Roraima, da qual participou na elaboração, passou à condição de Deputada Estadual (1991-1994).
Por ter, à época, a maior idade entre seus pares, a Irmã Noêmia presidiu no dia 01 de janeiro de 1991 a sessão de instalação do Poder Legislativo Estadual.
O evento ocorreu no Auditório do Fórum Sobral Pinto, porque o atual prédio da Assembléia Legislativa (no Centro Cívico) ainda estava sendo modificado para receber os primeiros deputados estaduais. Até, então, naquele prédio, funcionava o Palácio da Cultura e, nele, a Biblioteca Pública.
Interessante é que a Irmã Noêmia, presidindo a Sessão de Instalação do Poder Legislativo, assumiu – mesmo que interinamente, enquanto durou o início da Sessão -, o cargo de Governadora do Estado, para dar posse ao primeiro Governador eleito Ottomar de Sousa Pinto, e também deu posse ao primeiro Presidente da Assembleia Legislativa o deputado Flávio dos Santos Chaves.
No período em que foi deputada estadual (1991-1994), a Irmã Noêmia foi autora de 6 Moções, 24 Projetos de Leis, 04 Requerimentos, e fez 263 pronunciamentos na Tribuna da Assembleia Legislativa. Ao término do seu mandato como deputada, foi convidada a permanecer como servidora pública, ocupando o cargo de Bibliotecária na própria Assembléia.
Nesta época passou a atuar no “Grupo Fraterno Irmã Tereza de Calcutá”, uma associação sem fins lucrativos, da qual era a Presidente de Honra. Nos últimos dias a Irmã Noêmia estava morando em seu sítio na região do Surrão quando faleceu na manhã do dia 10 de agosto de 2010, aos 79 anos de idade, em decorrência de problemas cardíacos.
A Câmara Municipal de Boa Vista, através da vereadora Maria de Lourdes Pinheiro/PSB, aprovou a Lei nº 1289, datada de 12/11/2010, redenominando a antiga Rua DI-05, no Distrito Industrial, para Rua Irmã Noêmia Amazonas. A Lei foi sancionada pelo Prefeito Iradilson Sampaio de Souza e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, de nº 2824, de 23/11/2010.
No dia 15 de dezembro de 2010, foi inaugurado oficialmente o novo prédio da Assembleia Legislativa. E, o Plenário – onde acontecem as votações e os grandes debates- recebeu o nome de “Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas”.