Saiba o que é ‘alta miopia’ e os riscos de desenvolver catarata e outras doenças oculares

Saiba o que é ‘alta miopia’ e os riscos de desenvolver catarata e outras doenças oculares
Publicado em 16/08/2024 às 8:47

Entenda os sintomas da doença que afeta a visão (Foto: Carlos Rocha)

A miopia é uma condição onde os indivíduos possuem um erro refrativo, que mudam a forma como os raios de luz entram pelo olho e formam imagens. Causada principalmente por córneas muito curvas ou um alongamento do globo ocular (olhos grandes), a miopia faz com que a pessoa enxergue objetos desfocados de longe, sendo necessário fazer o uso de óculos de grau ou lentes de contato. O alerta fica, no entanto, para as pessoas que possuem a ‘alta miopia’, ou graus muito elevados da condição ocular.

O que é alta miopia?

Segundo especialistas da área da saúde ocular, a ‘alta miopia’ é o termo designado para pessoas que possuem acima de sete a oito graus de miopia e têm severa dificuldade para enxergar. O alerta fica para a possibilidade de desenvolver doenças, por conta do grau elevado da condição.
Os médicos afirmam que as pessoas com ‘alta miopia’ têm maior tendência para desenvolver catarata, especialmente em pessoas mais velhas e idosas, por conta de alterações do tecido da retina. A catarata é a principal causa de cegueira no mundo todo, mas tem muitas chances de ser reversível.
Outra preocupação é o aumento da predisposição ao descolamento de retina, justamente causado por essas mudanças periféricas no tecido retínico. O descolamento e a catarata precisam ser tratados com procedimento cirúrgico.

Recomendação

A principal recomendação para impedir um agravamento da condição é sempre manter seus exames em dia com um médico oftalmologista e até médicos pediatras, em casos de bebês e crianças. Especialmente por conta das características da miopia, que podem aumentar caso não tenha um acompanhamento adequado, além de poder trazer prejuízos na sua saúde e rendimento escolar.
Para saber se você tem miopia, existem alguns sinais que podem ser identificados logo cedo: a dificuldade de enxergar objetos à distância; dores de cabeça; cansaço; olhos avermelhados; e até, sinais de astigmatismo, ou seja, visão embaçada.