Secretaria da Mulher realiza ação educativa no Arraial Cultural e alcança mais de 400 pessoas
O governo do Acre, por meio Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou distribuição de material informativo e abordagens educativas na última noite do Arraial Cultural, que reuniu centenas de famílias acreanas neste domingo, 21, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco.
O governador Gladson Cameli esteve com a equipe multidisciplinar da Semulher e ressaltou a importância da ação em um grande evento cultural. “A cultura proporciona ações positivas, como conhecimento e saúde. É gratificante ver a união de esforços para valorizar nosso potencial e nossas pessoas. Este ano foi um sucesso e o próximo será ainda melhor”, disse.
Durante o arraial, a equipe realizou ações de panfletagem com abordagens educativas. O material distribuído continha informações sobre legislação, serviços de apoio e canais de denúncia, conscientizando a população sobre a importância da igualdade de gênero e do combate à violência contra a mulher, além de divulgar os variados tipos de violência contra as mulheres e como identificá-los.
De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres da pasta, Joelda Pais, a inclusão da panfletagem sobre os direitos das mulheres foi planejada para promover a conscientização social em um ambiente festivo e acessível. A recepção do público foi positiva, com muitas pessoas demonstrando interesse e apoio à iniciativa.
“Esse trabalho de panfletagem que trouxemos aqui para o Arraial Cultural tem como objetivo reforçar a atuação em eventos como plataforma para a disseminação de informações relevantes e o engajamento da sociedade nessa questão. Nós conversamos e explicamos os tipos de violência, a importância da denúncia é de quebrar ciclos que não são benéficos para as mulheres e muito mais”, destacou Joelda Pais.
O Arraial Cultural reuniu moradores e visitantes na celebração repleta de atividades tradicionais, com apresentações musicais, barracas de comidas típicas e brincadeiras populares, atraindo um grande público. De acordo com levantamento realizado pela Semulher, mais de 400 pessoas foram alcançadas somente na última noite.