Segurança Pública realiza ação de resgate aeromédico em aldeia indígena

Segurança Pública realiza ação de resgate aeromédico em aldeia indígena
Publicado em 23/09/2024 às 19:39

Capacitação visa ao desenvolvimento de competências e ao aperfeiçoamento de magistradas(os) e servidoras(es)

 

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) abriu nesta segunda-feira (16) as inscrições para o Curso de Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 / Módulo 1. O prazo segue até o dia 24 deste mês de setembro, com 30 vagas disponíveis.

Inscrição e realização

A capacitação significa uma oportunidade de desenvolvimento de competências de magistradas(os) e servidoras(es) que atuam no planejamento e na execução de ações de formação, bem como concorre ao aperfeiçoamento do corpo funcional da Instituição.

Para garantir a vaga, basta acessar o Portal da Esjud (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida Calendário de Inscrição, e escolher a ação formativa. Ou clicar diretamente no card abaixo.

Com carga horária de 24 h/a, a atividade será realizada em caráter presencial de 26 de setembro a 4 de outubro, a partir das 14h, no auditório do Palácio da Justiça.

A importância

Diretor do Órgão de Ensino, o desembargador Elcio Mendes assinalou que a agenda vai ao encontro das diretrizes da atual gestão, a saber: a valorização e a profissionalização das equipes de trabalho e rotinas de produção.

Nesse sentido, o FOFO da Esjud valoriza a “prata da casa”, revelando novos talentos, bem como permitindo que as(os) próprias(os) magistradas(os) e servidoras(es) da Justiça Estadual atuem como formadores, professores, tutores ou mediadores do setor.

Mais vantagens

De maneira bem simples, pode-se afirmar que o FOFO é a capacitação do(a) professor(a) para desenvolver, continuamente, competências profissionais específicas para o exercício da docência, bem ainda destinadas à atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.

O curso oferece diversas vantagens, a exemplo do fato de ser credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A própria Enfam requer aos formadores que operam nas escolas estaduais terem essa capacitação, exigida por exemplo nos cursos atinentes ao vitaliciamento ou à promoção na carreira das(os) magistrados.

Além de atender às diretrizes de caráter nacional, há vantagens para quem atua na Instituição, como ascensão profissional, e a remuneração pela atividade de formação/capacitação, cujo valor da hora-aula está disciplinado na Resolução Cojus 22/2015.

 “O profissional da docência, mesmo se for somente conteudista, deve estar apto para desenvolver seu plano de aula, plano de curso, ou mesmo conteúdo, de acordo com as exigências da Enfam. E aí exatamente entra a ESJUD com seu programa de Formação de Formadores, o FOFO”, explicou Odson Moreira, que é um dos facilitadores da atividade.

O programa se divide em dois níveis. O nível 1 está organizado em três módulos voltados para a formação por competência com o uso de metodologias ativas. Já nível 2, geralmente, é mais específico.

Formadores

Breno Cavalcante do Nascimento é mestre em Educação, especialista em Tecnologias de Informação, em Docência para Educação Profissional, em Educação à Distância e em Redes de Computadores. É graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e em Pedagogia pela Uniasselvi. Atualmente é Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, atuando na Escola do Poder Judiciário na Gerência de Planejamento e Execução do Ensino), professor de nível superior na Estácio Unimeta e Orientador Educacional do Senac/AC. Atuação voltada para os processos de ensino e aprendizagem de adultos (profissionalizante e superior). Possui Formação de Formadores da Enfam, realizando diversas formações na Esjud.

Odson Lopes Moreira possui graduação em Teologia – Seminário Teológico Batista Equatorial, licenciatura plena em Letras – Português e Alemão pela Universidade Federal do Pará e graduação em Direito pela Ufac. Especialização em Direito Administrativo e em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes, especialização em Gastronomia e Ciência dos Alimentos pela Faculdade Metropolitana de São Paulo. Foi analista judiciário do TJAC na área de Letras, de fevereiro de 2011 a julho de 2015. Atualmente é analista judiciário do TJAC na área de Direito, desde julho de 2015. Está lotado na Esjud, na Gerência de Planejamento e Execução do Ensino/GEPEE. Esteve lotado na Presidência do TJAC por oito anos (de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2019), auxiliando na redação das comunicações oficiais. Possui Formação de Formadores completo (níveis 1 e 2) da Enfam. Integra o banco de formadores da Escola desde o seu ingresso no Poder Judiciário em 2011.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC