Seinfra aponta que obras de túnel chegam a 76%
Com mais de R$ 126 milhões já aplicados, as obras do túnel de macrodrenagem da Avenida Jerônimo Câmara chegaram a 76% de conclusão. De acordo com a Secretaria de Infraestrutrura de Natal (Seinfra), a previsão de entrega da obra está marcada para o mês de dezembro e promete acabar com 33 pontos de alagamento entre as zonas Oeste e Sul da capital. As intervenções estão sendo executadas principalmente no KM-06, trecho do bairro das Quintas.
Carlson Gomes, secretário de Infraestrutura, explica que a obra vai proporcionar uma interligação no sistema de drenagem de águas pluviais. “O nosso objetivo é eliminar as enchentes dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré, modernizando toda aquela rede de drenagem”, explica.
Ao todo, a obra está orçada em R$140 milhões A intervenção começou em 2013, como parte dos projetos prometidos para a Copa do Mundo de 2014 e a previsão era de que os serviços fossem concluídos no mesmo ano de início. No entanto, após 10 anos a obra perdura na expectativa de entrega pela população. São estimados mais de 260 mil habitantes beneficiados.
A prorrogação para finalização das intervenções chegou a ser tema de audiência pública na Câmara Municipal. Na época, Carlson Gomes alegou que vários elementos geraram o atraso da obra, como a atualização do valor com o decorrer dos anos. Representantes de moradores, Justiça e outras entidades participaram do encontro.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local durante a tarde desta quinta-feira (8) e encontrou cerca de 15 trabalhadores no local, divididos em pelo menos quatro frentes. Parte da obra também está localizada ao fim da Rua Presidente Castelo Branco.
O túnel deverá ser finalizado com 4,7 quilômetros de extensão, com um sistema de interligação com as lagoas de captação do Centro Administrativo, de São Conrado, e do KM-06, este último, o destino final das águas a serem escoadas pelo equipamento, para prevenir os pontos de alagamento em toda a região contemplada. Além disso, os serviços contam com a urbanização das lagoas de captação do Centro Administrativo, de São Conrado, do Preá, e da Cidade da Esperança.
Na Avenida Jerônimo Câmara, os trechos entre a Rua dos Caicós e Avenida Jaguarari, percorrendo os bairros de Lagoa Nova e Nossa Senhora de Nazaré, ainda seguem sem movimentação, deixando parte do trecho que seria para circulação de veículos como um estacionamento improvisado para quem vive aos arredores. Essa também foi uma reclamação apresentada na audiência pública.
“A obra vem dificultando o transporte, principalmente dos caminhões que passam pela via para ter acesso à Ceasa. Essa obra precisa ser finalizada para garantir segurança ao fluxo de veículos que abastecem a Ceasa, já que ocorrem acidentes e assaltos prejudicando os comerciantes”, reclamou o representante do Sindicato de Permissionários da Ceasa, Veridiano Leocádio.