Serviço Geológico da Colômbia investiga “possível erupção” de vulcão de lama no país
As autoridades da Colômbia informaram na segunda-feira (11) que estão investigando uma “possível erupção” de um vulcão de lama na região de San José Mulatos, no departamento de Antioquia, no noroeste do país.
A Unidade Nacional de Gestão do Risco de Desastres (UNGRD) disse na rede X que as agências de emergência estavam se dirigindo ao local para acompanhar as autoridades do departamento para verificar o ocorrido.
A UNGRD acrescentou que se recomenda aos cidadãos que sigam as instruções e obtenham informações através dos canais oficiais.
O Serviço Geológico Colombiano (SGC) indicou que ainda não pode confirmar se se trata de uma erupção ou não.
“Estamos tomando todas as providências para ir verificar em campo”, disse o diretor técnico da instituição, John Makario Londoño, em um vídeo enviado à mídia.
Isso ocorre depois que o prefeito do município de Turbo, Alejandro Abuchar, relatou atividade vulcânica na cidade, e o governador do departamento, Andrés Julián Rendón, informou que o Departamento Administrativo de Gestão de Riscos de Antioquia foi acionado para administrar a emergência.
Volcán en actividad corregimiento San José de mulatos TURBO @DagranAntioquia @UNGRD @GobAntioquia 🌋 pic.twitter.com/kkMOCXJM7g
— Alejandro Abuchar (@AAbuchar) November 11, 2024
Erupção ou explosão?
Londoño disse ser “muito provável” que o incidente da segunda-feira tenha sido “uma erupção de muitos dos vulcões de lama que existem neste setor” e que este tipo de erupções “não são estranhas” na região.
“O importante a realçar, enfatizar e esclarecer é que este tipo de vulcões de lama são muito diferentes dos vulcões que expelem lava e magma, que são explosivos e violentos e podem atingir uma área muito grande, afetando muitas pessoas”, explicou o responsável.
“Esses vulcões de lama têm erupções muito pequenas e muito restritas, e é muito provável que o que se vê nesses vídeos como uma explosão seja gás metano que se inflama e explode”, acrescentou Londoño em relação aos vídeos que circulam nas redes sociais.
Até segunda-feira, nenhum ferimento ou ordem de retirada foi relatado devido ao incidente.
A CNN entrou em contato com as autoridades locais para obter mais informações sobre o caso.