SHRBS-RN diz que suspensão de licença da engorda de Ponta Negra prejudica geração de empregos

SHRBS-RN diz que suspensão de licença da engorda de Ponta Negra prejudica geração de empregos
Publicado em 24/07/2024 às 22:35

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) expressou preocupação com a recente decisão do Ministério Público Federal (MPF) de solicitar a suspensão do licenciamento para a obra de engorda da praia de Ponta Negra. Em nota divulgada nesta quarta-feira (24), a entidade reconhece a importância do papel do MPF na supervisão desses processos, mas ressalta que a paralisação do projeto pode prejudicar a economia e o turismo em Natal.

O presidente do SHRBS-RN, Habib Chalita, destacou que a postergação das obras pode afetar negativamente a geração de empregos na região e comprometer a recuperação do setor de turismo, que ainda se recupera dos impactos da pandemia. Chalita argumentou que a engorda da praia é crucial para revitalizar Ponta Negra, proteger o Morro do Careca e agregar valor ao turismo local.

O presidente da SHRBS-RN também alertou para o risco de que a obra, se iniciada ainda este mês, seja concluída no início da alta temporada turística, período em que a cidade recebe um grande número de visitantes de outras regiões e países.

Por fim, Chalita apelou para que se considere o impacto positivo que o projeto pode ter no desenvolvimento econômico de Natal e pediu um olhar atento para o crescimento da cidade.

Confira nota na íntegra:

NOTA SOBRE AÇÃO DO MPF NA ENGORDA DE PONTA NEGRA

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHBRS-RN) vê com bastante preocupação a decisão do Ministério Público Federal em pedir a suspensão dos licenciamentos para obra da engorda na praia de Ponta Negra.

Entendemos e respeitamos o papel do MPF no acompanhamento dessa questão. Contudo, é necessário lembrar que quanto mais se protelar essa obra, mais a economia e o turismo de Natal vão ser impactados. E não será de forma positiva, como todos desejamos.

Será que o Ministério Público Federal já pensou nas centenas de empregos que podem ser comprometidos naquela região cada vez que se demora mais na obra da engorda?

Uma decisão como essa só dificulta ainda mais algo que está provado ser um benefício para a cidade revitalizando a praia de Ponta Negra, assegurando a preservação do Morro do Careca além de valorizar ainda mais o segmento do turismo.

Há o risco que, começando ainda este mês, a obra seja concluída praticamente no começo da temporada de alta estação quando a cidade recebe milhares de turistas de outros estados e países.

Nosso setor foi um dos mais impactados pela pandemia e vem se recuperando buscando se fortalecer como em outros anos.

A obra de engorda da Praia de Ponta Negra é um avanço significativo para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Norte e não queremos acreditar que hajam aqueles que, por ventura, não estejam pensando nisso.

É hora de se pensar em Natal. De olhar para o desenvolvimento.


Habib Chalita
Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do
Rio Grande do Norte (SHRBS-RN)