Política

Sicredi leva gibis da Turma da Mônica e educação financeira para crianças em escola de Boa Vista

Sicredi leva gibis da Turma da Mônica e educação financeira para crianças em escola de Boa Vista
Publicado em 17/05/2025 às 10:38

Iniciativa faz parte da Semana Nacional de Educação Financeira e busca ensinar, de forma lúdica, o uso consciente do dinheiro. – Fotos: Ascom | Sicredi

Como parte da programação da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), o Sicredi promoveu uma ação educativa especial na Escola Municipal Jael da Silva Barradas, no bairro Cauamé, zona Oeste de Boa Vista, nesta quinta-feira, 15. A iniciativa, intitulada “Cooperação na Ponta do Lápis”, atendeu cerca de 252 alunos com atividades lúdicas e distribuição gratuita de gibis da Turma da Mônica com foco em educação financeira.

O material entregue — intitulado “Formas de Economizar” — foi desenvolvido em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e traz lições importantes sobre finanças pessoais com os personagens clássicos da Turma da Mônica. A proposta é ensinar às crianças, de maneira divertida e acessível, conceitos como poupar, planejar e consumir com consciência.

“A educação financeira vem para preparar as crianças para o futuro, para que sejam adultos mais conscientes e responsáveis com seu dinheiro. Aqui, elas brincam e aprendem ao mesmo tempo”, destacou Adriana Aguiar da Silva, coordenadora pedagógica da escola.

A professora Solange de Oliveira, que atua com turmas do ensino fundamental, também ressaltou a importância de abordar o tema desde cedo. “Trabalhamos o sistema monetário em sala de aula e essa ação reforça esse aprendizado. As crianças se envolvem, refletem e ainda compartilham com a família”, disse.

Além da ação realizada na Escola Jael Barradas, outras 10 escolas da rede municipal participam de atividades educativas promovidas pelo Sicredi ao longo da Semana ENEF. A proposta da cooperativa é fomentar o tema de educação financeira entre associados, não associados e a comunidade em geral, com foco especial em crianças e jovens.

Segundo Marcilene Rosa Mendes, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi Celeiro MT/RR, a iniciativa busca mais do que ensinar sobre dinheiro: “É sobre transformar comportamentos. Nosso lema é ‘Não é só dinheiro, é entender como cuidar’. Isso ajuda a criar uma geração mais consciente e preparada para fazer boas escolhas financeiras”.

A Semana ENEF é uma mobilização nacional coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e tem como objetivo incentivar uma relação mais saudável com o dinheiro desde a infância. Em 2025, o tema central é “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”.

Além das ações presenciais, o Sicredi também lançou cursos gratuitos, videocasts e uma nova temporada da série “Explica Aí, Sicredi” em suas plataformas digitais. Os conteúdos estão disponíveis no site.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 253 municípios e possui 350 agências, para o atendimento a mais de 1,5 milhão de associados.