Sinduscon/RN realiza sabatina com candidatos à Prefeitura de Natal para debater propostas no setor da construção civil

Sinduscon/RN realiza sabatina com candidatos à Prefeitura de Natal para debater propostas no setor da construção civil
Publicado em 09/09/2024 às 13:24

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN) iniciou a rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Natal, nesta segunda-feira (9). O objetivo é analisar as propostas com o viés da construção civil na perspectiva do desenvolvimento sustentável, inclusivo e fomento de geração de emprego e renda de Natal. O primeiro entrevistado foi Rafael Motta (Avante).

O Sinduscon pautou temas relativos a continuação e efetividade do Plano Diretor de Natal, as parcerias público-privadas (PPPs), concessões, medidas de desburocratização para emissão de licenciamentos, a modernização da legislação que regula o desenvolvimento urbano e entre outros. Em 2023, a construção civil foi o setor que mais gerou emprego com carteiras assinadas no Brasil. Apenas no primeiro semestre do ano passado, foram quase 3 mil vagas geradas no RN.

“A construção civil é um setor extremamente importante para o município e para o Rio Grande do Norte. Foi um grande empregador e a gente precisa que a gente encontre um ambiente de negócio favorável pra que a gente possa desenvolver as nossas atividades. Então dentro desse cenário é muito importante que a gente ouvir as propostas dos candidatos para o setor e o que que eles pensam sobre parcerias público-privadas e o que pensam para o crescimento sustentável”, afirmou Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon.

Rafael Motta falou sobre resgatar a população de Natal, destacou o Plano Diretor como ferramenta para desenvolver a capital potiguar e que para isso o poder público deveria agir como “mediador” para a efetivação destas mudanças. “Natal é uma cidade hoje que tá realmente parada. Apesar de ser uma cidade pequena, de 170 km², a zona Norte é a região mais subdesenvolvida pela na questão de construção civil. E a gente também está numa cidade travada, de uma questão do setor principalmente na parte de trânsito e de tráfego”, respondeu o candidato.

Motta ainda afirmou que as PPPs fazem parte de um plano de governo que atenda a população. “Só vai ter emprego e renda se a gente tiver uma cidade desenvolvida com o Novo Plano Diretor”, afirmou o candidato.