Top Natal entrega premiações hoje após ampla pesquisa
Premiação tradicional e renomada no mercado publicitário e empresarial do Rio Grande do Norte, a Top Natal revela, nesta quinta-feira (6), as marcas mais lembradas pelo público da capital potiguar em 34 segmentos. Chama a atenção ainda outro detalhe: a quantidade de empresas citadas ao longo da pesquisa, com pelo menos 1.400 marcas sendo lembradas na pesquisa desta 22ª edição. A premiação é uma realização do Sistema Tribuna de Comunicação com a Consult Pesquisa.
Desde a primeira edição, a premiação passou por evoluções e adaptações, como por exemplo, entrada e saída de novos segmentos, segundo comenta o diretor da Consult Pesquisa, Paulo de Tarso.
“Essa pesquisa é um acompanhamento que a gente dá para os empresários se manterem no mercado com a força que eles precisam. Se ele está em segundo, por exemplo, é não deixar o terceiro passar para segundo, e se ele está em primeiro, é se manter no topo”, aponta Paulo de Tarso, diretor da Consult. “O que interessa muito é que, sempre de um ano para o outro, alguém perde o Top”, acrescenta.
Entre os segmentos premiados estão Agência de Viagens, Água Mineral, Clínica Médica Especializada, Colégio Particular, Concessionárias de Veículos, Imobiliária, Supermercado, Curso de Idiomas, Hospital Particular, Ótica, Padaria, Pizzaria, Restaurante, Provedor de Internet, Plano de Saúde, Shopping Center, Bares, entre outros. Este ano, o prêmio Top Natal vai contemplar duas pequenas empresas nas áreas de Alimentação fora do lar (Bares e Restaurantes), e Supermercados e Padarias, segmentos que mais concentram MPEs e MEIs.
Segundo Fernando Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna de Comunicação, a premiação do Top Natal é uma forma das empresas potiguares serem lembradas e reforçarem cada vez mais as posições de suas marcas para o público consumidor.
“O impacto para a empresa é o reconhecimento que a sociedade e o público atribuem, revelando a empresa como uma boa marca. Imagine uma padaria, supermercado, água mineral, por exemplo, uma empresa que trabalhe a marca e que tem uma marca boa, na hora que a população reconhece é sinal que ela precisa trabalhar em cima disso, além da qualidade do produto, investir em propaganda e fortalecimento de branding. Sem propaganda, comunicação correta e sem o bom produto ele não chega. É importante mensurar também que: se essa empresa foi premiada no ano passado, se subiu ou desceu o percentual, é importante mensurar para trabalhar na consistência e manutenção da liderança”, avalia.
Uma das novidades para esta edição é a empresa mais lembrada pelo Rio Grande do Norte, adição incrementada na revista Top Natal em 2024. Outra novidade nesta edição do Top Natal será a homenagem para empresas potiguares que mantiveram na lembrança do público todos os anos desde a primeira edição até 2023.
Assim como em todos os anos, a metodologia da pesquisa é a mesma: foram 600 pessoas ouvidas das quatro regiões de Natal da classe C+. O método Top of Mind consiste numa simples pergunta feita em todos os segmentos: “qual a marca que vêm a mente?”. Feito isso, as empresas com maiores citações são as mais lembradas. A Top das Tops é a empresa com mais citações entre todas as citadas.
“São 600 pessoas ouvidas em Natal, mas ela é diferente de uma pesquisa eleitoral. Estamos falando do consumidor em potencial de determinadas marcas e produtos. Esse consumidor tem que ter pelo menos um poder aquisitivo de compra. Temos um grill que é a partir da classe C+ porque interessa ao mercado que quem lembre daquelas marcas sejam consumidores em potenciais delas.”, explica Paulo de Tarso, diretor da Consult Pesquisa.
Cobertura
Será possível acompanhar o evento no próximo dia 7 de novembro pelas reportagens da Tribuna do Norte na sua edição impressa e portal de notícias, ou pelas redes sociais e Rádio Jovem Pan News Natal (93,5 FM). Na cerimônia, será lançada a revista especial Top Natal 2024 e encartada na edição impressa para assinantes. Além disso, um caderno especial pós-evento estará disponível aos leitores.