“Twisters“: o que é um tornado e como ele é formado?
Elemento protagonista de “Twisters”, que está em cartaz nos cinemas, os tornados são uma das forças naturais mais violentas da Terra, podendo causar devastações incalculáveis, como é mostrado no filme.
Os tornados são grandes redemoinhos de vento, colunas de ar que giram de forma violenta até tocar o chão. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a característica mais marcante é o desenvolvimento vertical do fenômeno, que pode alcançar mais de 15 mil metros de altura.
Os tornados são classificados de acordo com a escala Fujita e têm seis divisões. A mais leve causa danos brandos e os ventos não passam de 116 km/h. Por outro lado, na classificação mais forte, os ventos podem ultrapassar 500 km/h.
Como os tornados são formados?
Não se sabe completamente a origem do fenômeno, mas é possível observar alguns elementos em comum na hora do surgimento de um tornado. De acordo com o Laboratório Nacional de Tempestades Severas da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, acredita-se que a formação seja ditada principalmente por coisas que acontecem na escala de tempestades, dentro e ao redor do mesociclone.
Geralmente, os tornados se formam a partir de supercélulas quando certos “ingredientes” estão presentes para ajudá-los a prosperar: instabilidade na atmosfera, o que permite que o ar suba; elevação; e cisalhamento do vento, que é quando ventos de diferentes alturas sopram em direções diferentes.
O cisalhamento do vento cria uma coluna de ar que gira horizontalmente dentro da nuvem de tempestade, que, quando toca ao solo, passa a ser chamada de tornado.
Com informações de Duda Cambraia e Jennifer Gray, da CNN
Compartilhe: